Conheça os benefícios da modernização da Intranet

Conheça os benefícios da modernização da Intranet

Está evidente que a intranet é uma poderosa ferramenta da comunicação interna de qualquer empresa. Os casos de sucesso apontam para soluções na nuvem, modulares, com características sociais e que integrem o acesso à informação e às aplicações corporativas existentes.

Para uma melhoria significativa da comunicação interna, a grande sacada é integrar funcionalidades sociais, para que a intranet facilite a comunicação multidirecional (de n para n, ao invés do tradicional 1 para n), atendendo ao desejo cada vez mais crescente dos dirigentes, colaboradores, parceiros e fornecedores de conhecer, opinar, colaborar e participar dos processos corporativos.

Para que essa mudança de paradigma tenha sucesso, é fundamental que seja desenvolvido e executado um planejamento que estruture uma “rede” baseada no conceito de “comunidades” ou grupos de interesse, que reflita os processos reais de comunicação interna formal e informal e não apenas os fluxos tradicionais de informação das áreas, da hierarquia e do organograma.

Quais os benefícios desse novo modelo?

Muitos são os benefícios que se pode alcançar com esse modelo de intranet. Os principais são:

Promover o engajamento e aprofundar o relacionamento: a combinação de mídia social e a facilidade de acesso à Internet mudaram a forma com as quais os dirigentes, colaboradores, parceiros e consumidores interagem com as empresas. Cada vez mais, eles utilizam as interações digitais, se baseiam em opiniões de colegas, familiares e amigos, nas mídias sociais e nos serviços de atendimento, para tomar decisões. Agora, mais do que nunca, as organizações devem entender e se comunicar com os participantes de seu ecossistema, usando a tecnologia para obter vantagens competitivas.

Alavancar as eficiências operacionais: um desafio enfrentado por quase todas as empresas é como ser mais adaptável, ágil, mais criativo e inovador, mais eficiente e resiliente. A melhoria da comunicação e da colaboração alavanca a inovação. Ideias podem ser descobertas, refinadas, expandidas e transformadas em bens e serviços valiosos de forma mais rápida. As redes sociais corporativas encorajam a cultura da colaboração, otimizam recursos e promovem a produtividade.

Otimizar a força de trabalho e aumentar a produtividade: os colaboradores estão demandando ferramentas sociais no local de trabalho e não estão reconhecendo a hierarquia estabelecida e os processos de TI para usá-las. Como resultado disso, as empresas estão passando por uma mudança radical sobre como fazer negócios. Estão se beneficiando da tecnologia e das técnicas das redes sociais corporativas para otimizar sua força de trabalho, identificando e reconhecendo seus talentos, incentivando a participação e o engajamento e promovendo a colaboração, para alcançar resultados corporativos mais positivos.

Como engajar as pessoas nesse novo modelo?

O engajamento acontece de forma natural quando falamos e interagimos com as pessoas como indivíduos e não como segmentos, departamentos, áreas ou categorias.

A convergência de três tecnologias possibilita essa interação, como nunca foi possível antes: social, mobile e segurança.

Essa integração de tecnologias está oferecendo às organizações os meios para encontrar as pessoas onde elas estiverem. Está trazendo informação e experiência necessária para personalizar cada interação. Isso confere credibilidade, que é a base da confiança.

É cada vez mais importante e necessário promover o engajamento dos envolvidos, tendo em vista o crescente empoderamento dos indivíduos em todos os processos de relacionamento.

O papel da organização

As organizações precisam ajudar as pessoas a trabalharem de forma mais inteligente e criativa, facilitando o acesso a informações oriundas de várias fontes. A intranet pode e deve simplificar as interações para tornar o trabalho mais eficiente. A tecnologia atual evita que as pessoas percam tempo desnecessário brigando com a caixa de entrada do e-mail ou procurando informação que está dispersa ou não registrada.

As organizações precisam cada vez mais:

Empoderar as pessoas: colocar as pessoas no centro da estratégia, para permitir as mudanças culturais e transformar o conhecimento individual em conhecimento coletivo. (Colaboração)

Estabelecer vínculos de confiança: nutrir um engajamento aberto e autêntico para desenvolver o capital intelectual coletivo, para alavancar a inovação. (Inovação)

Entender as pessoas: usando conhecimento e informação analítica avançada para estabelecer conexões de valor e ganhar confiança por meio do engajamento. (Insights)

Estatísticas da IBM baseadas em estudos de casos de empresas que implementaram intranets com funcionalidades sociais mostram que há uma significativa diferença em seus resultados organizacionais qualitativos e quantitativos:

  • Colaboradores engajados podem representar um aumento de até 12% de aumento na satisfação dos clientes;
  • Colaboradores engajados têm 38% maior probabilidade de apresentar produtividade acima da média da empresa;
  • 70% dos colaboradores engajados sabem como atender as necessidades dos clientes, comparado com 17% dos menos engajados;
  • 67% dos colaboradores engajados advogam ativamente a marca da sua empresa, comparado com 3% dos menos engajados;
  • 59% dos colaboradores engajados dizem que conseguem desenvolver o seu trabalho de forma criativa, comparado com 3% dos menos engajados;
  • 86% dos colaboradores engajados dizem que estar felizes no seu trabalho, comparado com 11% dos menos engajados;
  • A média de dias por ano de absenteísmo de funcionários, por doença, é de 2,69 dias/ano para colaboradores, comparado com 6,19 dias/ano para os menos engajados;
  • 78% dos colaboradores engajados recomendariam os produtos e serviços da sua empresa, comparado com 13% dos menos engajados.

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