O papel fundamental da TI na comunicação das empresas

O papel fundamental da TI na comunicação das empresas

Segundo a ABRACOM – Associação Brasileira de Comunicação Interna, a comunicação corporativa pressupõe obrigatoriamente um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber.

As relações de trabalho estão passando por uma grande mudança.

Uma grande parte das pessoas no mercado de trabalho atual já nasceu na era da Internet. Desejam se comunicar com colegas, superiores e subordinados, querem interagir com os processos, conhecer o planejamento e as metas de trabalho e melhorar a sua qualificação e qualidade de vida. Querem participar e querem agora e em qualquer lugar.

Estão mudando as regras para o relacionamento com a hierarquia estabelecida e os processos de TI para usá-las. Em breve, a maioria dos cargos de liderança será ocupada por esse perfil de pessoas.

Como resultado, as empresas estão passando por uma mudança radical na forma de fazer negócios.

Do lado da empresa, fica evidente a necessidade de mudar rotinas para integrar equipes, promover o engajamento, desenvolver e reter talentos, facilitar a inovação, valorizar e reconhecer boas práticas. Esses são diferenciais competitivos fundamentais nos dias de hoje.

Um grande avanço pode ser conseguido com a mudança do modelo tradicional e unidirecional dos sistemas de comunicação interna, com fluxo normalmente de cima para baixo, para sistemas corporativos que permitam a comunicação multidirecional, envolvendo todos, porém respeitando os níveis de confidencialidade, segurança, disponibilidade, permitindo o acesso por dispositivos móveis e mantendo a integridade da informação.

O papel da TI

Não há dúvidas que a intranet é a principal ferramenta para a comunicação interna. Além de permitir acesso a informações corporativas e integrar o conteúdo dos veículos de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, murais e e-mails, na maioria das empresas a intranet atua como porta ou interface para acesso a sistemas corporativos transacionais e não transacionais. A sua modernização, quando é planejada estrategicamente e com base em soluções robustas, que atendam a todas as demandas dos públicos internos, pode melhorar significativamente a comunicação e a colaboração entre as equipes de trabalho, com reflexos positivos nos resultados do negócio.

Tendência

O caminho seguido pela maioria das empresas líderes de seus ramos de atuação é adotar o conceito de redes sociais corporativas para a intranet, usando a estratégia, a tecnologia e os processos para engajar todos os indivíduos do seu ecossistema (funcionários, clientes, parceiros e fornecedores) maximizando o valor da cooperação. Essas organizações estão se transformando para entender, gerenciar e usar efetivamente esse conceito em seus principais processos de negócio, modificando positivamente suas atividades e criando vantagens competitivas importantes.

As redes sociais corporativas integram o conceito social à força de trabalho e às experiências de relacionamento entre todos os participantes, gerando resultados reais em vários processos de negócio.

O que deve oferecer uma boa plataforma de intranet?

Uma boa plataforma de intranet deve entregar uma experiência de usuário unificada, com uma ampla faixa de capacidades de comunicações sociais. A base da criação de uma intranet com características sociais é o conceito de “comunidades”, formadas por grupos de pessoas que tenham objetivos e interesses comuns, sempre alinhados com os objetivos e interesses corporativos.

Além de uma integração eficiente com o sistema de e-mail, uma boa plataforma de intranet deve oferecer ferramentas sociais para promover o engajamento e estimular as interações entre as pessoas, tais como perfis detalhados de usuários, chat, blogs e micro-blogs, wikis, fóruns e bibliotecas de arquivos. As pessoas já estão acostumadas a usar aplicativos similares nas mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.) e o uso corporativo dessas ferramentas é similar e bastante intuitivo, com a diferença de ser voltado a maximizar os resultados do negócio.

A plataforma deve estar pronta para ser acessada preferencialmente na nuvem, com interface compatível com dispositivos móveis, incluindo celulares e tablets e deve oferecer uma base flexível e rica em segurança, para uma estratégia abrangente de Bring Your Own Device (BYOD).

Por fim, deve conter funcionalidades analíticas, que permitam registrar e avaliar métricas e indicadores por usuário, por comunidade e da rede como um todo. Os resultados dessas métricas e indicadores, analisados com os dados dos perfis dos usuários, poderão oferecer informações valiosas e insights para o planejamento das estratégias principalmente das áreas de comunicação interna, recursos humanos, marketing e vendas.

Para que o projeto de modernização da intranet alcance os resultados desejados, é fundamental que: (1) seja escolhida uma plataforma adequada para suas necessidades; (2) seja desenvolvido um bom planejamento para estruturação da rede e dos processos de comunicação envolvidos e (3) seja executada uma consistente estratégia de adoção.

Existem várias opções de plataforma à disposição no mercado. Com certeza uma atenderá as suas necessidades.

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