Quando os bots se tornaram realmente úteis?

Quando os bots se tornaram realmente úteis?

Desde a experiência negativa com o bot Tay da Microsoft, que postou tweets de cunho ofensivo e grosseiro e foi retirado do ar 16 horas depois do seu lançamento em 2016, os bots passaram a significar um termo negativo de tecnologia.

Essa experiência negativa foi muito importante para o desenvolvimento dos bots. Se eles deveriam interagir com seres humanos, então eles precisariam desenvolver uma sensação de certo e errado e tentar conhecer as diferenças entre eles.

A verdade é que os bots são apenas ro-bots, ou seja, “agentes” de software que podem ser programados para conter inteligência automatizada.

Dada a recente incorporação de inteligência artificial ou inteligência cognitiva, o jogo mudou e os bots são atualmente a mais pulsante tendência da tecnologia da informação.

 

Cortana, Siri e Alexa

Como seres humanos, gostamos de dar nomes aos nossos bots, daí vimos a chegada de Cortana, Siri, Alexa e outros assistentes pessoais. A ideia do chatbot é essencialmente ser um software projetado para permitir que usuários façam seus aparelhos executarem tarefas comuns, como mensagens. A “entrada” humana para o bot é baseada em texto em alguns casos, ou através de reconhecimento de fala em outros.

Bots mais sofisticados poderão reservar um voo para nós, por exemplo, e ter inteligência suficiente para interpretar nossos comandos escritos ou falados, lidar com nossos dados bancários de forma segura, conhecer as preferências dos nossos clientes e as informações de viagem, se integrar com nosso sistema de agenda e calendário e reconhecer e validar usuários individuais como seres humanos, entre outros.

 

Bots com inteligência cognitiva vão ainda além

A computação cognitiva, baseada em plataformas como o Watson chega para aumentar a inteligência de forma exponencial.

Entendem

Sistemas cognitivos entendem imagens, sons, linguagem e outros dados não estruturados como os humanos fazem.

Raciocinam

Eles podem raciocinar, compreender conceitos subjacentes, formular hipóteses e inferir e extrair ideias.

Aprendem

Com cada dado, interação e resultado, eles desenvolvem e aperfeiçoam a expertise, e assim nunca deixam de aprender.

Interagem

Com habilidades para enxergar, falar e ouvir, sistemas cognitivos interagem com humanos de uma forma natural.

 

O engajamento é cada vez mais digital

Não temos dúvida quanto a isso, considerando a alta demanda por melhores experiências de consumo e atendimento em vários canais e um maior poder nas mãos dos indivíduos pelo uso de mobilidade e das redes sociais.

 

Chatbots - Atendimento ao Cliente

 

Casos de uso para conversação

Atendimento ao cliente

Apps móveis

Canais de mensagens

 

Adicione um chatbot ao seu website para automaticamente responder aos seus clientes sobre as perguntas mais frequentes

 

Permita que seus clientes controlem seu app móvel usando agentes virtuais que interagem em linguagem natural

 

Construa chatbots para o Twitter, Facebook Messenger e outras plataformas de mensagens para interagirem instantaneamente com os usuários do canal

 

Exemplos reais

Hyundai

O Watson está ajudando os clientes da Hyundai a tirar dúvidas sobre o seu mais recente lançamento, o Creta, de uma forma natural e interativa.

 

Chatbot Hyundai Creta

 

Algar

A Ana, um chatbot construído com o Watson, está ajudando os clientes da Algar a tirar dúvidas sobre a rede 4G e ajudando-os no processo de compras.

 

Chatbot - Algar

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Os visitantes da Pinacoteca de São Paulo conseguem saciar sua curiosidade conversando diretamente com as obras, que respondem com a ajuda do Watson, e tornam a experiência muito mais empolgante.

 

Chatbot - Pinacoteca de SP

 

Dr. Cuco

O Watson está ajudando a enfermeira digital do Dr. Cuco a responder perguntas sobre doenças, centro hospitalares e planos de saúde, cuidando assim da saúde de todos nós. Chatbot - Dr. Cuco

Conclusão

Os desafios para obter os melhores resultados podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia, um planejamento e uma implementação adequados, com o melhor retorno sobre o investimento.

 

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões!

 

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens

Como melhorar o atendimeto a clientes usando chatbots

 eBook 1 - Modernize a intranet e melhore a comunicação interna de sua empresa  eBook 2 - Redes Sociais Corporativas: uma evolução necessária
 eBook 3 - Gamificação: o divertimento é um bom negócio  eBook 4 - Como construir uma intranet moderna - Usabilidade

Sem Comentários


Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*