A pesquisa abaixo apresenta o valor de marcado das 500 maiores empresas americanas. Na composição deste valor, os ativos intangíveis apresentam um papel cada vez mais relevante.
Entre os ativos intangíveis que compõem este resultado o CONHECIMENTO é o que mais facilmente se reproduz, conforme ilustra a figura a seguir.
A pesquisa, retratada na próxima figura, indica que a maior parte do conhecimento que uma organização precisa para desenvolvimento das suas atividades está principalmente dentro da própria organização, seguido do conhecimento obtido dos seus clientes e fornecedores.
A cláusula 7.1.6 (Conhecimento Organizacional) da nova norma ISO 9001:2015 reza: “O Conhecimento deve ser mantido e estar disponível na extensão necessária”. Portanto, cabe à qualidade identificar onde se encontra este valioso ativo, guardá-lo para seu reuso, distribuí-lo para que possa ser aplicado. Também, estimular sua geração na busca de um ininterrupto processo de melhoria contínua. Integrar a organização com seus clientes e fornecedores se torna crucial para capitalizar o conhecimento produzido. Neste sentido, redes sociais corporativas se tornam uma ferramenta altamente relevante para suporte às atividades organizacionais.
Desta forma, a qualidade se transforma no principal gestor de um dos ativos de maior valor dentro da organização, alavancando em forma bem clara seu desenvolvimento e valorização de mercado.
BEATRIZ BENEZRA DEHTEAR é Gerente de Projetos, HCMP, Estrategista em Gestão do Conhecimento e Inovação.
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