A Gestão pela Qualidade é uma importante opção para as organizações conseguirem conquistar vantagens competitivas sobre os seus concorrentes, mas pode ser igualmente vista como condição necessária para competir no mercado. O fenômeno da Inovação tem registrado igualmente uma crescente importância nos diversos setores, assumindo-se como outra fonte geradora de competitividade, que permite às empresas um maior dinamismo e capacidade à adoção de algo de novo, sempre em busca do melhor. A Inovação está relacionada com a capacidade de uma empresa de gerar novidades no mercado, de mudar ou alterar algo, por exemplo, a introdução de novos produtos, ideias, processos ou serviços numa organização.
Indo muito além do conceito que vincula a Inovação como apenas associada à tecnologia, atualmente a Inovação organizacional parte do nível estratégico chegando até os processos operacionais e passando pelos processos de gestão. Dentro desta nova visão alguns aspectos evidenciam o contexto inovador nas organizações:
- Adoção de uma perspectiva multifuncional e transorganizacional no que não se restringe apenas à decisão de desenvolver novos produtos e serviços;
- Comunicação eficaz em toda a organização;
- Conhecimento do contexto (mercado, concorrência, organização…);
- Envolvimento da alta diretoria;
- Orientação a riscos;
- Valorização e desenvolvimento do capital intelectual;
- Envolvimento e desenvolvimento de parcerias com clientes e fornecedores;
- Valorização e desenvolvimento do capital intelectual;
- Existência de estruturas, procedimentos e métodos sistemáticos conducentes para criação contínua de conhecimento;
- Gestão e liderança eficaz dos recursos humanos.
Os aspectos enunciados acima mostram claramente a convergência da Inovação com a Qualidade, aspectos estes introduzidos e/ou enfatizados pela nova norma ISO 9001:2015.
A intima relação entre as práticas de Gestão da Qualidade e de Inovação, está no princípio de que uma melhoria contínua potencializa os elementos essenciais de uma organização para que esta possa desenvolver sua capacidade inovadora. A grande diferença está nas práticas orientadas para a geração de conhecimento, sendo este o principal responsável para a ruptura que leva das práticas vigentes que implementa a melhoria incremental à Inovação.
Com a aplicação da cláusula 7.1.6 da nova norma ISO 9001, a área de Qualidade se converte no gestor do conhecimento organizacional. Neste novo papel, assume a responsabilidade pela criação, reuso, armazenagem e disseminação do conhecimento associado aos processos definidos no SGQ, cumprindo todas as premissas necessárias para alavancar a melhoria contínua, encaminhando-a para o processo de inovação. Evidencia-se assim a inigualável oportunidade que a nova norma ISO traz para as organizações colocando à Qualidade com potencial agente de Inovação.
BEATRIZ BENEZRA DEHTEAR é Gerente de Projetos, HCMP, Estrategista em Gestão do Conhecimento e Inovação.
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