A Qualidade Promovendo A Inovação Organizacional

A Qualidade Promovendo A Inovação Organizacional

logo-vb-beatrizkm

 

A Gestão pela Qualidade é uma importante opção para as organizações conseguirem conquistar vantagens competitivas sobre os seus concorrentes, mas pode ser igualmente vista como condição necessária para competir no mercado.   O fenômeno da Inovação tem registrado igualmente uma crescente importância nos diversos setores, assumindo-se como outra fonte geradora de competitividade, que permite às empresas um maior dinamismo e capacidade à adoção de algo de novo, sempre em busca do melhor. A Inovação está relacionada com a capacidade de uma empresa de gerar novidades no mercado, de mudar ou alterar algo, por exemplo, a introdução de novos produtos, ideias, processos ou serviços numa organização.

Indo muito além do conceito que vincula a Inovação como apenas associada à tecnologia, atualmente a Inovação organizacional parte do nível estratégico chegando até os processos operacionais e passando pelos processos de gestão. Dentro desta nova visão alguns aspectos evidenciam o contexto inovador nas organizações:

  • Adoção de uma perspectiva multifuncional e transorganizacional no que não se restringe apenas à decisão de desenvolver novos produtos e serviços;
  • Comunicação eficaz em toda a organização;
  • Conhecimento do contexto (mercado, concorrência, organização…);
  • Envolvimento da alta diretoria;
  • Orientação a riscos;
  • Valorização e desenvolvimento do capital intelectual;
  • Envolvimento e desenvolvimento de parcerias com clientes e fornecedores;
  • Valorização e desenvolvimento do capital intelectual;
  • Existência de estruturas, procedimentos e métodos sistemáticos conducentes para criação contínua de conhecimento;
  • Gestão e liderança eficaz dos recursos humanos.

Os aspectos enunciados acima mostram claramente a convergência da Inovação com a Qualidade, aspectos estes introduzidos e/ou enfatizados pela nova norma ISO 9001:2015.

A intima relação entre as práticas de Gestão da Qualidade e de Inovação, está no princípio de que uma melhoria contínua potencializa os elementos essenciais de uma organização para que esta possa desenvolver sua capacidade inovadora.  A grande diferença está nas práticas orientadas para a geração de conhecimento, sendo este o principal responsável para a ruptura que leva das práticas vigentes que implementa a melhoria incremental à Inovação.

Com a aplicação da cláusula 7.1.6  da nova norma ISO 9001, a área de Qualidade se converte no gestor do conhecimento organizacional. Neste novo papel, assume a responsabilidade pela criação, reuso, armazenagem e disseminação do conhecimento associado aos processos definidos no SGQ, cumprindo todas as premissas necessárias para alavancar a melhoria contínua, encaminhando-a para o processo de inovação. Evidencia-se assim a inigualável oportunidade que a nova norma ISO traz para as organizações colocando à Qualidade com potencial agente de Inovação.

 

BEATRIZ BENEZRA DEHTEAR é Gerente de Projetos, HCMP, Estrategista em Gestão do Conhecimento e Inovação.

 

Baixe o EBook grátis e saiba mais sobre este assunto:

ISO 9001:2015 O Conhecimento Organizacional

Sem Comentários


Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*