Redes sociais corporativas: uma solução necessária para sua empresa

Redes sociais corporativas: uma solução necessária para sua empresa

A comunicação interna em uma organização sempre foi um dos principais problemas enfrentados pelos gestores corporativos. Quanto maior a empresa, maiores são as dificuldades relacionadas ao número de colaboradores, rotatividade no emprego (turnover), distância física e engajamento das equipes.

Para ajudar a solucionar esses problemas e obter ganhos de eficiência, reter ativos intelectuais, promover a inovação, aumentar o engajamento e a produtividade empresarial, não há outra saída senão recorrer às soluções tecnológicas disponíveis no mercado e a estratégias modernas de comunicação interna, que podem alavancar significativamente esses objetivos empresariais.

É difícil imaginar um aspecto de qualquer organização que não tenha sido tocado de alguma maneira pela tecnologia. Essa influência impacta de forma esmagadora as formas de como as pessoas se relacionam com a organização e umas com as outras. A visão de que a tecnologia é principalmente um impulsionador de eficiência está desatualizada. A tecnologia deve ser vista como um ativador de colaboração e de relacionamentos – as conexões essenciais que abastecem a criatividade e a inovação.

O que são redes sociais corporativas?

O ambiente tradicional do escritório está sendo substituído por um local onde os colaboradores trabalham em qualquer lugar, em qualquer hora, com quem desejarem. O e-mail e a intranet tradicional foram importantes tecnologias para possibilitar esse novo ambiente, mas com o tempo apresentam aparentes limitações. Uma nova abordagem deve ser adotada para apoiar a crescente característica virtual das equipes e dos locais de trabalho.

Em sentido amplo, redes sociais são sistemas organizados, que reúnem pessoas em torno de interesses comuns.

Rede

Redes sociais corporativas reúnem em uma plataforma online todo o ecossistema interno da organização, baseando-se no conceito de comunidades de interesse. Dependendo da estratégia definida e dos objetivos empresariais, uma rede social corporativa pode envolver apenas os dirigentes e colaboradores, pode ampliar o universo incluindo fornecedores e parceiros ou atuar em toda a cadeia de valor, envolvendo também clientes atuais e potenciais.

Faz-se necessário ressaltar que uma rede social corporativa não visa substituir ou se sobrepor às soluções e ferramentas transacionais existentes, mas sim adicionar valor aos processos e ferramentas já utilizadas, melhorando seus componentes de comunicação e colaboração.

Oportunidades e desafios

Uma rede social corporativa adiciona valor a vários processos da empresa. Os que apresentam resultados mais significativos são:

  • Comunicação Interna – melhor clima organizacional, maior produtividade dos colaboradores, redução de custos com mídia tradicional.
  • Recursos Humanos – melhor clima organizacional, maior produtividade dos colaboradores e maior eficácia da gestão de talentos.
  • Vendas – aumento da receita e da eficiência por vendedor.
  • Marketing – melhor alcance de novos prospects e exposição da marca.
  • Atendimento a clientes – aumento da retenção de clientes.
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços – aceleração do ciclo de desenvolvimento, disponibilização de novos produtos e serviços no mercado, retenção do capital intelectual.

A abertura organizacional oferece um grande potencial de crescimento: funcionários capacitados, fluxo livre de ideias, maior criatividade e inovação, clientes mais satisfeitos, melhores resultados. Entretanto, a abertura também vem com desafios. À medida que os controles são flexibilizados, as organizações precisam de um forte senso de propósito e de convicções compartilhadas para orientação na tomada de decisões. As equipes precisarão de processos e ferramentas que inspirem a colaboração em uma escala em massa. Nesse sentido, as empresas devem ajudar os funcionários a desenvolverem atributos para serem bem-sucedidos neste tipo de ambiente.

Para que os processos e ferramentas consigam melhorar os objetivos desejados é preciso desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados para implementação e manutenção das redes sociais corporativas.

Não dá para imaginar que os resultados desejados sejam alcançados apenas disponibilizando para os usuários uma plataforma com funcionalidades sociais. O planejamento deve envolver aspectos como metodologia de levantamento de informações, adequação aos processos de trabalho, definição da governança da rede e estrutura das comunidades, etapas de implantação, definição de elementos sociais e indicadores de performance, estratégias de adoção e engajamento e outros fatores importantes.

Iremos abordar mais detalhadamente as estratégias e o planejamento de uma rede social em nosso próximo texto deste blog. Não perca!

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

Baixe nosso novo EBook:

 

Redes Sociais Corporativas

Sem Comentários


Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*