Rede Social Corporativa: etapas para uma boa estratégia

Rede Social Corporativa: etapas para uma boa estratégia

 

Já abordamos em vários posts anteriores as mudanças que as redes sociais corporativas e tecnologias relacionadas a ela estão conectando pessoas dentro e fora das organizações, alterando a composição organizacional, a estrutura e a abrangência de controle.

Esse novo ambiente está permitindo que as organizações retenham colaboradores, entendam e atraiam consumidores, clientes e cidadãos em um nível mais pessoal, precisamente quando, onde e como eles querem. Está oferecendo novas maneiras de inspirar a criatividade individual e coletiva de colaboradores e revolucionando como as equipes colaboram, tomam decisões e realizam seu trabalho.

O projeto para a escolha da melhor plataforma que atenda a suas necessidades deve obrigatoriamente contemplar uma etapa que não pode ser negligenciada: o planejamento da rede social corporativa.

É importante que o fornecedor ou a consultoria que estiver lhe auxiliando na escolha da plataforma tecnológica domine também os segredos do planejamento da arquitetura da informação de uma rede social corporativa.

O risco é disponibilizar uma solução moderna, ágil, robusta e segura e não obter o engajamento e o envolvimento dos usuários. E olha que isso não é difícil de acontecer …. O engajamento e a adoção somente serão conseguidos se os usuários perceberem valor na utilização do novo ambiente nas tarefas do seu dia a dia.

 

Além da intranet tradicional

Uma rede social é um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões (interações ou laços sociais). A abordagem de rede tem seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais nem suas conexões, permitindo que a comunicação passe a ter a característica da lógica da participação, em que muitas pessoas emitem e recebem de outras muitas pessoas.

 

A base da rede social corporativa é a comunidade

Os elementos-base de uma rede social são as comunidades ou grupos de indivíduos com interesses comuns.  O principal segredo do planejamento da arquitetura da informação é descobrir quais são os fluxos formais e informais de informação dos processos críticos da organização e como motivar e potencializar a contribuição que cada indivíduo envolvido pode oferecer aos processos.

 

Não caia na tentação de replicar o organograma formal da empresa

É fundamental evitar a forte tendência de replicar o organograma na estrutura da rede social corporativa. A estrutura das comunidades deve ser matricial no que se refere aos processos de negócio, trazendo contribuições de valor, integrando comunidades, grupos, competências e pessoas heterogêneas com visões distintas. Caso contrário, se tornará mais uma atividade e um peso na rotina do dia a dia, disputando lugar com ferramentas transacionais ou mídias tradicionais na troca de informação, o que certamente não é o objetivo.

 

Etapas para um bom planejamento

Veja abaixo uma boa sequência de etapas para a definição das necessidades de comunicação e da estrutura social da intranet:

  1. Realização de entrevistas com dirigentes, gestores e colaboradores-chave para levantamento de informações a respeito dos principais processos de negócio e da interação entre os membros de seu ecossistema (etapa fundamental);
  2. Levantamento de informações a respeito da estratégia corporativa, código de ética e conduta, segurança da informação e cultura da empresa;
  3. Definição de indicadores e métricas, alinhados com os enunciados estratégicos da organização e os processos de negócio;
  4. Desenho preliminar da estrutura da rede social, com base nas informações colhidas:
    • temas das comunidades;
    • tipos de comunidades (pública, moderada ou restrita)
    • níveis de moderação, com base nas informações colhidas (baixa, média ou alta moderação);
  5. Validação do desenho preliminar da estrutura da rede;
  6. Definição das etapas de implantação, considerando os seguintes cuidados: segurança e confidencialidade da informação, governança da comunidade, número dos membros, origem e maturidade digital dos membros (colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, clientes filiados e outros clientes). O tempo necessário para a evolução para uma nova etapa, com a incorporação de novos membros, variará dependendo do nível de maturidade e governança alcançada pela rede social corporativa.
  7. Definição da governança da rede (estrutura de gestão e políticas de conduta e segurança);
  8. Definição do cronograma de implantação das comunidades;
  9. Definição dos mecanismos de adoção. Um dos mais eficientes é a “gamificação” (gamification);
  10. Desenho da campanha de comunicação para sensibilização sobre os conceitos e as vantagens de uma intranet social.

Ao criar a estrutura da rede social corporativa, é preciso alinhar as comunidades aos processos de negócio, sob a orientação do plano estratégico da organização, sempre levando em conta que a rede social não visa substituir os processos transacionais, mas sim complementá-los com componentes de comunicação e colaboração.

 

O papel da liderança

É altamente recomendado que os líderes de todos os níveis da organização, em especial os Diretores e Gerentes, tenham participação ativa nas interações da rede social corporativa, contribuindo com conteúdo, motivando e reconhecendo a participação de suas equipes e colaboradores mais atuantes.

Com essa presença, os membros têm exemplos a serem seguidos e se sentirão motivados a compartilhar e contribuir, acelerando o processo de adoção e aumentando a percepção de valor da rede.

 

Capacitar e informar funcionários

Por fim, é preciso desenvolver um plano de treinamento e comunicação deve ser desenvolvido e executado para o lançamento e para manutenção da rede social corporativa. Fornecer uma comunicação clara e envolver todos no lançamento é essencial para construir a confiança dos membros e otimizar o processo de adoção da plataforma.

 

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