INTRANETS SOCIAIS

O principal objetivo de uma Intranet Social é de viabilizar ferramentas sociais para dentro do mundo corporativo, como posts, blogs, fóruns, wikis, dentre outros, divididos por comunidades e sub-comunidades, permitindo a colaboração e o compartilhamento de conhecimento como parte dos principais processos de negócios das empresas.

Para que se tenha bem claro a diferença entre uma intranet tradicional e uma Intranet Social, é possível dizer que em uma intranet tradicional os conteúdos são de responsabilidade da empresa e em uma Intranet Social os conteúdos passam a ser gerados pelos próprios colaboradores. A empresa passa a exercer o papel de moderadora, fomentando e engajando os colaboradores a produzirem e interagirem com esses conteúdos.

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Desta forma pode-se destacar os cinco grandes tópicos de uma Intranet Social como sendo:

Informação

Deve circular e ser compartilhada em todos os sentidos, através da disponibilização de funcionalidades que ofereçam aos usuários a possibilidade de se expressarem adequadamente e de forma abrangente.

Conhecimento

Será gerado e compartilhado através de mecanismos que facilitem o acesso e a tomada de decisão baseada na informação produzida e atualizada pelos próprios usuários.

Comunidades

Possuem papel fundamental por oferecer uma forma de estimular e encorajar a participação dos usuários através de grupos divididos por assuntos afins, de interesses comuns ou por processos de negócio da empresa.

Colaboração

Constitui-se da postura primordial e indispensável dos usuários em uma Intranet Social. Através de um Planejamento Social previamente elaborado que forneça estratégias de engajamento e adoção, a empresa criará mecanismos que fomentem a colaboração e inovação nos seus principais processos de negócio.

Processos

A simples adoção de uma plataforma para implementação de uma Intranet Social, sem que seu uso esteja relacionado com os principais processos de negócio da empresa, não garante o sucesso do engajamento e integração da tecnologia com os usuários. Inserir os usuários em fluxos de trabalho com uso de funcionalidades sociais, produzindo uma mudança na cultura organizacional tem se mostrado a forma mais eficaz de implantação de uma Intranet Social.

Além desses pontos, é importante ressaltar também:

A necessidade de definição de regras e de governança da Intranet Social. Aspectos como o conteúdo compartilhado, a linguagem adotada e os papéis e responsabilidades, deverão ser objeto de definição, disseminação e moderação, sempre tomando o cuidado de não se restringir a liberdade de expressão dos usuários.

A importância de envolvimento de um “padrinho” e dos altos níveis hierárquicos da empresa, servindo como exemplo da importância da Intranet Social para a empresa, a ser seguido pelos demais colaboradores.

Antes de iniciar qualquer projeto de Intranet Social, e principalmente antes da aquisição de qualquer plataforma tecnológica ou de software, é imprescindível a realização de um bom planejamento social que irá definir o quê, como, onde e quando se implantar a Intranet Social !!!

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