PORTAIS CORPORATIVOS

Um Portal Corporativo possui algumas características que valem ser comentadas:

CONTEÚDO

Englobando informações institucionais voltadas para o público externo bem como informações voltadas ao público interno. Analogamente a uma notícia, os conteúdos corporativos dever ser relevantes para que seu público tenha a motivação de acessá-los e revisitá-los. Além disso, é importante citar que mesmo os conteúdos com grande necessidade de atualização como as notícias, normalmente não representam mais do que ¼ do total de conteúdos disponibilizado nas páginas de um Portal Corporativo, sendo o restante voltado tipicamente para rotinas de trabalho dos colaboradores. O que explica isso? O Portal Corporativo deve ser encarado como um instrumento de trabalho dos colaboradores e não apenas com um canal de comunicação entre eles. Também é importante comentar a necessidade de os Portais Corporativos atenderem a necessidade de diversos idiomas, especialmente em empresas globalizadas que se relacionam com usuários em diversas geografias.

PADRONIZAÇÃO

A padronização da informação é uma característica de grande importância em um Portal Corporativo. É obtida como consequência de um planejamento, onde serão definidos assuntos como a arquitetura da informação, layout, categorização e taxonomias, requisitos de personalização, requerimento de busca, Integrações com sistemas legados internos e aplicações externas e processos, recursos de colaboração e governança, com foco na facilidade de uso pelos usuários finais.

PONTO ÚNICO DE ACESSO

Proporciona um ponto único centralizado onde os usuários podem encontrar, extrair e analisar toda a informação que prolifera no ambiente corporativo, muitas vezes distribuída geograficamente. Tendo em vista que os usuários de um Portal Corporativo podem ser seus colaboradores, clientes ou fornecedores, oferecer um ponto único de acesso é um recurso de integração e relacionamento muito valioso. Lembrando que esse ponto único de acesso sempre estará sempre contemplando recursos de segurança e autorização de acesso individual, permitindo o acesso ao conteúdo e às aplicações sempre de maneira personalizada e segura, ao mesmo tempo que melhora a experiência dos usuários e facilita a sua navegação.

PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO

É de vital importância a existência de forma integrada a um Portal Corporativo de facilidades de publicação de conteúdo através do uso de soluções de “Content Management Systems (CMS)” ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para a Web. Tal funcionalidade, permite que a produção de conteúdo seja realizada de forma descentralizada, com suporte ao fluxo de publicação com estágios de aprovação, isolando a camada de conteúdo do Portal da sua camada de apresentação e layout.

MOBILIDADE

Não é de hoje que os dispositivos móveis, tablets e smartphones, fazem parte da vida dos usuários corporativos. Os Portais Corporativos devem obrigatoriamente atender a essa demanda de acesso à informação, estando o usuário em qualquer lugar e a qualquer momento. Um Portal Corporativo responsivo e adaptativo que funcione amigavelmente em qualquer dispositivo é também condição obrigatória nos dias atuais.

INTEGRAÇÃO

Os Portais Corporativos por sua natureza devem oferecer ferramentas para se integrarem a aplicações e sistemas externos e internos, de maneira transparente para o usuário final, através de recursos nativos, programados ou de terceiros.

Os Portais Corporativos continuarão a causar mudanças cada vez mais fundamentais nos processos gerenciais e no modo como as empresas trabalham. A sua existência deve estar voltada não só às necessidades de compartilhamento de informações e conhecimentos dos colaboradores mas também, de forma estendida a fornecedores, parceiros de negócio, clientes e público em geral. As redes corporativas e as comunidades segmentadas por assuntos que extrapolam as paredes físicas das organizações também são beneficiadas.

Dessa forma, as plataformas existentes de Portais Corporativos mais avançadas vão além do acesso à informação estruturada e não-estruturada. Elas provêm soluções que se adequam às necessidades diárias de informação e de colaboração de cada colaborador e/ou parceiro de negócio: personalizam o acesso à informação, automatizam e melhoram os ciclos de decisão complexos e podem incentivar níveis mais profundos de colaboração entre os usuários.

Com a vantagem de prover um único ponto de contato para todas as fontes de informação, o Portal Corporativo assume o papel, sem precedente, de integrador universal dentro das organizações. Constituem-se de novos instrumentos de gestão de informação e conhecimento, agindo como a vitrine da empresa para o público externo, enquanto fornece para o usuário interno o suporte necessário para a melhoria de sua produtividade no trabalho.

Ficou interessado? Fale conosco!

Nome

E-mail

Telefone (não obrigatório)

Assunto

Sua mensagem