Perfil do gestor da Intranet na empresa

Perfil do gestor da Intranet na empresa

O papel de gestor de uma intranet está cada vez mais importante, com a incorporação das funcionalidades sociais como as comunidades de interesses, blogs, wikis, chats, outras funções, aplicativos e sistemas integrados de comunicação e colaboração.

As intranets tradicionais demandavam um perfil de gestor com uma boa visão geral e muitas habilidades. As intranets mais modernas, com suas características mais avançadas para influenciar a cultura organizacional e a produtividade, somaram mais um monte de habilidades necessárias.

 

Por que o papel de gerente da intranet é complexo e estratégico?

A maioria das pessoas pensa que um gerente de intranet simplesmente tem que ter habilidades de desenvolvimento web. Veem a função como um trabalho técnico ou talvez, como um profissional de comunicação interna. É comum ser visto como um trabalho menor a ser realizado por alguém da equipe de TI, como parte de um trabalho maior.

A verdade é que uma intranet está na intersecção de vários departamentos, propósitos e conceitos. Comunicações, tecnologia, satisfação dos colaboradores, cultura corporativa, arquitetura da informação, produtividade – todas essas áreas se unem no espaço de uma intranet.

O gestor de intranet bem-sucedido geralmente tem um talento para o gerenciamento de mudanças, tanto quanto qualquer outra coisa.

 

Competências essenciais para o desenvolvimento e a gestão de uma intranet moderna

A lista abaixo apresenta uma visão um tanto idealista. Não é necessário que o gestor de intranet seja um especialista em todos esses campos, mas deve possuir um conhecimento básico, competência ou, no mínimo, uma inclinação para aprender todas essas matérias rapidamente, para coordenar os trabalhos de outros profissionais envolvidos.

Áreas essenciais de competência:

  • Comunicação e desenvolvimento de comunidades
    • Redação profissional
    • Elaboração de estratégias de comunicação
    • Apresentação para grupos grandes e para executivos
    • Moderação de comunidades e discussões online
  • Colaboração e facilitação
    • Organização de reuniões (stakeholders, equipes)
    • Condução de equipes em exercícios para a solução de problemas
    • Aplicação de princípios de colaboração, pessoalmente e online
    • Alinhamento da colaboração online com os processos específicos de negócio
  • Gerenciamento de projetos
    • Familiaridade básica com o planejamento e gerenciamento de projetos
    • Coordenação de equipes
    • Gerenciamento de orçamentos
    • Comunicação com as várias partes interessadas
    • Estabelecimento de responsabilidades mútuas entre os membros da equipe e as partes interessadas
  • Tecnologia Web
    • Noção dos componentes básicos, como HTML, CSS e Javascript
    • Navegação de interfaces web modernas, incluindo redes sociais corporativas
    • Preferência: experiência em HTML e CSS
  • Design voltado a Experiência do Usuário (User Experience – UX)
    • Pesquisa observacional
    • Card sorting (técnica usada para descobrir como o usuário classifica determinada informação em sua mente. A classificação usada no website deve ser semelhante à que o usuário escolheu, do contrário, não fará sentido para ele) e teste de tarefas
    • Fundamentos de design visual (legibilidade, contraste, espaço em branco)
    • Desenvolvimento de enquetes e focus groups (para usuários e stakeholders)
  • Tecnologia corporativa
    • Definição dos requisitos de negócio e software
    • Conhecimento básico de redes e segurança de dados (autenticação, firewalls, etc.)
    • Preferência: experiência com as responsabilidades e ferramentas simples de administração de sistemas
  • Comportamento organizacional
    • Familiaridade com a cultura organizacional
    • Interesse em estratégia e planejamento empresarial
    • Habilidade em ver a parte E o todo

Você pode notar por esta lista que o trabalho é complexo e estratégico. Muitas dessas habilidades podem ser desenvolvidas com o tempo e não são necessárias no primeiro dia de trabalho, mas um bom gestor de intranet deve estar familiarizado com muitas delas.

É bastante sensato pensar em distribuir essas competências em uma equipe de especialistas das principais áreas, sob a coordenação do gestor.

 

Conclusão

Não há dúvida que uma intranet social ou rede social corporativa trazem valor para os negócios. Os desafios para obter os melhores resultados podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a governança, a adoção e o engajamento, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

 

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