Gamificação social na empresa: uma fórmula que dá certo

Gamificação social na empresa: uma fórmula que dá certo

Gamificação social é uma estratégia corporativa que utiliza conceitos e tecnologias de jogos (games) em atividades e processos colaborativos dentro das organizações. É parte fundamental da estratégia de adoção e engajamento de redes sociais corporativas e baseia-se na necessidade intrínseca do ser humano de receber reconhecimento e recompensas.

A teoria é muito simples: a maioria das pessoas gosta de ser reconhecida e ostentar status. Gostam de progredir para o próximo nível e serem promovidas. Essas necessidades e desejos podem ser direcionados para engajar as pessoas em comportamentos específicos, motivar a adoção e a produtividade dos colaboradores.

Na prática, gamificação social significa incentivar os membros de um grupo com interesses comuns a participarem de desafios ou tarefas projetadas para que tenham um comportamento direcionado a alcançar resultados tangíveis e intangíveis ainda melhores em uma rede social corporativa. Esses resultados devem sempre estar alinhados com objetivos organizacionais.

É necessário ressaltar que em processos de gamificação a diversão é um efeito colateral, não é o objetivo final.

 

Estratégia de gamificação

 Os passos para uma estratégia bem-sucedida de gamificação são:

  • Definir os objetivos do negócio. Os objetivos podem ser tangíveis, isso é, relacionados com resultados econômicos e financeiros da empresa ou intangíveis, que são aqueles relacionados com o desempenho de mercado junto a clientes, de pessoas e dos processos internos, da inovação e da tecnologia.
  • Definir as métricas adequadas. As métricas devem ser definidas em função dos objetivos, da estratégia e da cultura organizacional e dos processos envolvidos na rede social corporativa.
  • Definir os comportamentos desejados. Que postura e desempenho eu desejo que os participantes da rede social corporativa desenvolvam por meio da comunicação, colaboração e da competição saudável incentivada pelas atividades de gamificação?
  • Planejar e desenvolver as atividades “gamificadas”. Em função dos objetivos, métricas e comportamentos é preciso definir cuidadosamente quais as atividades de gamificação são as mais adequadas, sempre levando em conta a cultura organizacional e a maturidade do público participante da rede social corporativa.
  • Monitorar os resultados. É desejável e necessário fazer uma avaliação periódica dos resultados alcançados em comparação com os previstos, com base nas métricas definidas. Correções e alinhamentos vão aperfeiçoando o sistema.

Estratégia de gamificação

 

O poder dos jogos no ambiente organizacional

Afinal, como as atividades de jogos podem melhorar a motivação, a comunicação e a colaboração dos colaboradores de uma empresa?

 

PERFORMANCE

 FEEDBACK EM TEMPO REAL

O que é:

Em um jogo, toda vez que uma ação é tomada, o feedback é imediato. Feedback positivo reforça o bom comportamento, a estratégia e a tática. O feedback negativo permite aprender e ajustar
rapidamente.

O que significa no ambiente de trabalho:

As avaliações de desempenho anuais são desgastantes e levam muito tempo. As empresas precisam de sistemas e processos  que permitam um feedback rápido e significante, acelerando o crescimento e o aprendizado dos funcionários.

TRANSPARÊNCIA

O que é:

Jogos são o paraíso da estatística. Os jogadores podem sempre ver exatamente onde estão e onde os outros estão. O progresso pode ser medido e comunicado em tempo real. Tanto no momento, quanto em longos períodos.

O que significa no ambiente de trabalho:

A principal pergunta que os funcionários fazem é: “Como eu estou indo?” Eles simplesmente não sabem medir a sua performance individual e em comparação aos outros. Também não sabem como a performance geral é medida.

ESTABELECIMENTO DE METAS

O que é:

O propósito de todo jogador é  receber uma meta e alcançá-la, normalmente com metas intermediárias que permitem pequenas vitórias ao longo do percurso, como “vá para o próximo nível”.

O que significa no ambiente de trabalho:

Para manter os funcionários altamente engajados, é recomendado que exista uma noção contínua de progresso, mesmo que pequeno. Com a liderança sempre focando nas metas de longo prazo, a oportunidade de oferecer pequenas vitórias e um senso diário de progresso são sempre desprezados.

 

RECONHECIMENTO

BADGES

O que é:

Quando você tem uma vida online, você precisa de uma identidade digital. Uma boa parte dessa identidade é formada pelo seu conhecimento, suas habilidades, suas conquistas e sua reputação. Badges, medalhas ou troféus, servem a esse propósito. São símbolos universais que representam o reconhecimento da superioridade em uma atividade.

O que significa no ambiente de trabalho:

Entender a competição saudável e reconhecer os funcionários é fundamental para que uma organização forme grandes times  e alcance metas desafiadoras. Sistemas que permitem a premiação, reconhecem competências  e validam competências e habilidades são uma vantagem competitiva.

MUDANÇA DE NÍVEL

O que é:

Enquanto os badges são indicadores de conquistas específicas, níveis são usados para indicar status e resultados de longo prazo. Alcançar o nível 70 no jogo World of Warcraft significa que um jogador dedicou uma certa quantidade de tempo e energia e alcançou um patamar de habilidades. Os níveis também são pequenas vitórias no longo percurso do jogo.

O que significa no ambiente de trabalho:

O turn over nas empresas está cada vez maior. Quando um  funcionário sai, leva consigo o capital intelectual que construiu. Para minimizar isso e engajar os colaboradores  em projetos de longo prazo, é necessário que existam conquistas e reconhecimentos intermediários , para que possam ganhar status e reconhecimento de seus colegas.

ON-BOARDING E EXCELÊNCIA

O que é:

É raro o jogo que não informa suas regras antes de começar. E você jamais será solicitado a “ler o manual de instruções”. Os jogadores são orientados  pelo sistema durante o jogo (coaching), até sentirem que têm suficiente domínio para jogarem sozinhos. Se alguém entrar em um jogo sem isso, não saberá o que fazer.

O que significa no ambiente de trabalho:

Pouquíssimas pessoas leem manuais de instruções. CIOs e CTOs investem muito dinheiro em sistemas para implementar soluções tecnológicas que não funcionam de forma adequada, simplesmente porque os colaboradores não as adotaram. Organizações que usam técnicas de jogos para engajar colaboradores verão os resultados refletidos na performance  e no desenvolvimento do capital intelectual.

 

INTERAÇÃO SOCIAL

COMPETIÇÃO

O que é:

Jogando dominó com amigos ou em um Xbox online com adversários ao redor do mundo , os jogos promovem a excelência e as conquistas por meio da competição.

O que significa no ambiente de trabalho:

A competição existe na vida corporativa, seja explicitamente na área de vendas ou implicitamente entre os funcionários que disputam promoções e aumentos de salário. Normalmente, a competição é conduzida informalmente. A chave para o sucesso pode estar em criar competição de forma escalável e automatizada, que pode ser voltada a gerar resultados contínuos.

TIMES

O que é:

As pessoas têm uma necessidade inata para estabelecer relacionamentos (conexões sociais), gostam de competir e fazer parte de um grupo, time ou equipe. Os times possibilitam a conexão com outros “iguais a você”, mesmo que seja apenas pertencer ao mesmo time, visando competir com outros times e alcançar metas. Ao mesmo tempo, a pressão por não desapontar seus colegas de time ou ser visto como o elo mais fraco pode reforçar o comportamento e chegar a motivar aumentos significativos na performance individual e coletiva.

O que significa no ambiente de trabalho:

As gerações atuais vivem conectados nas mídias sociais (Facebook, Twitter, etc.), que são sistemas claramente orientados para o conceito de grupos e despertam o desejo de se conectar socialmente. As organizações se valem do conceito de times tradicionais para projetos e unidades de negócio e deveriam promover mais as formas não tradicionais, como equipes sem divisões departamentais ou geográficas, baseadas em colaboração, afinidade de conhecimento e metas.

 

Entender a competição saudável e reconhecer os funcionários é fundamental para que uma organização forme grandes times e alcance metas desafiadoras. Sistemas que permitem a premiação, reconhecem competências e validam competências e habilidades são uma vantagem competitiva.

 

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