Colocando em prática a cláusula 7.1.6  – Conhecimento Organizacional

Colocando em prática a cláusula 7.1.6 – Conhecimento Organizacional

  Beatriz Dehtear

Conforme já mencionado em post anteriores  “Práticas de Gestão do Conhecimento são processos organizacionais que implementam uma ou mais atividades do conhecimento, chamadas de processos do conhecimento: guardar conhecimento, compartilhar conhecimento, disseminar conhecimento, aplicar conhecimento, identificar conhecimento, entre outros”.

Também, existem muitas práticas organizacionais que incluem processos do conhecimento. Um claro exemplo desta última afirmativa é o processo de contratação. E muito comum nas organizações contratar pessoas quando existe alguma lacuna de conhecimento que precisa ser preenchida rapidamente. Outro exemplo a ser colocado é a definição de políticas organizacionais para proteção do seu conhecimento. Estas podem incluir proteção sobre seu uso, normalmente definido por níveis de permissão de acesso e proteções de acesso à rede; assim como também de integridade, implementadas por rotinas de backup.

Na tabela a seguir alguns exemplos de práticas de Gestão do Conhecimento e práticas organizacionais. Nas linhas da tabela são identificadas as práticas e nas colunas os processos do conhecimento que elas implementam.

 

Processos do conhecimento

 

Existem algumas práticas de Gestão do Conhecimento já consagradas pela literatura. Porém, um bom especialista em Gestão do Conhecimento deve ter a expertise necessária para desenhar e implantar novas Práticas de forma que possa facilmente alinhavar o contexto organizacional com seus objetivos em relação ao conhecimento.

A seguir, uma relação de algumas práticas já consagradas:

 

Comunidades de prática e Comunidades de conhecimento 

Grupos informais e interdisciplinares de pessoas unidas em torno de um interesse comum. Propiciam o veículo e o contexto para facilitar a transferência de melhores práticas e o acesso a especialistas, bem como a reutilização de modelos do conhecimento e das lições aprendidas.

Mentoring 

Modalidade de gestão do desempenho na qual um expert participante (mentor) modela as competências de um indivíduo ou grupo, observa e analisa o desempenho e retroalimenta a execução das atividades do indivíduo ou do grupo.

Benchmarking interno e externo 

Busca sistemática das melhores referências para comparação de processos, produtos e serviços da organização.

Fóruns (presenciais e virtuais) e listas de discussão 

Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, ideias e experiências que contribuirão para o desenvolvimento de competências e para o aperfeiçoamento de processos e atividades da organização.

Mapeamento ou auditoria do conhecimento 

Registro do conhecimento organizacional sobre processos, produtos, serviços e relacionamento com os clientes. Inclui a elaboração de mapas ou árvores de conhecimento, descrevendo fluxos e relacionamentos de indivíduos, grupos ou a organização como um todo.

Ferramentas de colaboração: portais, banco de competências individuais, banco de talentos, páginas amarelas 

Repositório de informações sobre a capacidade técnica, científica, artística e cultural das pessoas.  A forma mais simples é uma lista on-line do pessoal, contendo um perfil, a experiência e das áreas de especialidade de cada usuário. O perfil pode ser limitado ao conhecimento obtido por meio de ensino formal e eventos de treinamento e aperfeiçoamento reconhecidos pela instituição, ou pode mapear de forma mais ampla a competência dos funcionários, incluindo informações sobre conhecimento tácito, experiências e habilidades negociais e processuais.

Narrativas 

Técnicas utilizadas em ambientes de Gestão do Conhecimento para descrever assuntos complicados, expor situações ou comunicar lições aprendidas ou, ainda, para interpretar mudanças culturais. São relatos retrospectivos de pessoal envolvido nos eventos ocorridos.

Memória organizacional, lições aprendidas, banco de conhecimentos 

Registro do conhecimento organizacional sobre processos, produtos, serviços e relacionamento com os clientes. As lições aprendidas são relatos de experiências em que se registra o que aconteceu, o que se esperava que acontecesse, a análise das causas das diferenças e o que foi aprendido durante o processo.

Melhores práticas (best practices) 

Identificação e difusão de melhores práticas, as quais podem ser definidas como um procedimento validado para a realização de uma tarefa ou a solução de um problema. Inclui o contexto em que pode ser aplicadas. São documentadas por meio de bancos de dados, manuais ou diretrizes.

 

BEATRIZ BENEZRA DEHTEAR é Gerente de Projetos, HCMP, Estrategista em Gestão do Conhecimento e Inovação.

Baixe o eBook grátis:

banner-blog-quati

Sem Comentários


Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*