Descobrindo valor e produtividade com redes sociais corporativas

Descobrindo valor e produtividade com redes sociais corporativas

As tecnologias poderosas embarcadas nas redes sociais corporativas aumentam a produtividade e o crescimento das organizações, que estão se transformando para entender, gerenciar e usar efetivamente esses novos conceitos em seus principais processos de negócio, modificando positivamente suas atividades e criando vantagens competitivas importantes.

As tecnologias sociais em geral, em seu curto período de existência, têm sido aceitas e adotadas pelos usuários mais rapidamente do que qualquer outra tecnologia anterior. Levou 13 anos para que a televisão comercial chegasse a 50 milhões de lares e 3 anos para que os provedores de serviços de internet conseguissem o mesmo número de usuários. O Facebook atingiu o 50º milionésimo usuário em apenas 1 ano e o Twitter chegou a essa base de clientes em 9 meses.

 

“Mudanças culturais, econômicas e sociais acompanharam

esse ritmo acelerado de adoção.”

Muitas empresas também adotaram essas tecnologias e estão se beneficiando delas, mas precisam explorar ainda mais o valor potencial que elas podem gerar. Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey realizada em quatro setores da economia mundial que representam 20% das vendas mundiais, as redes sociais corporativas podem alavancar entre US$ 900 bilhões a US$ 1,3 trilhão em receitas para as empresas que as adotarem, somente nesses quatro setores.

Dois terços dessas oportunidades de criação de valor podem ser alcançados com a melhoria da comunicação e da colaboração interna e entre as empresas. Frequentemente, essas melhorias vão bem além das áreas que muitas empresas focaram os seus esforços de mídia social até hoje: melhor comunicação com os consumidores, insights das percepções dos clientes para o marketing, informações e ideias para o desenvolvimento de produtos e na prestação serviços ao cliente.

 

Possibilidades de produtividade com as redes sociais corporativas

Estudos da McKinsey estimam que as tecnologias sociais podem aumentar a produtividade na interação dos colaboradores entre 20 e 25%. Esses excelentes ganhos são causados pelas mudanças na forma com que os colaboradores se comunicam, saindo de canais de comunicação um-a-um, como e-mail e telefone, para canais sociais que permitem a comunicação muitos-para-muitos.

 

Melhorias na produtividade

 

As melhorias na colaboração e na comunicação proporcionadas por essas tecnologias têm impacto direto na cultura empresarial e as organizações deverão assumir novas abordagens organizacionais e gerenciais, que normalmente levam tempo para consolidar.

 

Alcançando benefícios para o negócio

Além das melhorias na produtividade, as redes sociais corporativas trazem inúmeros benefícios para outras áreas do negócio, incluindo marketing, serviços ao cliente e até mesmo a detecção de fraudes.

O gráfico abaixo apresenta os resultados obtidos em quatro setores da economia: bens de consumo, produtos de alta tecnologia, serviços profissionais e serviços financeiros. Em cada setor, foi quantificado o valor potencial em cinco áreas funcionais: pesquisa e desenvolvimento, operações e distribuição, marketing e vendas, serviços ao consumidor e apoio administrativo.

 

Benefícios na produtividade

 

 O potencial das Redes Sociais Corporativas para criar valor por meio da colaboração

% Benefícios

 

 

Algumas empresas já começaram a desenvolver um bom conhecimento sobre como usar as mídias sociais como canais de marketing e comunicação com o cliente.

Porém as mídias sociais são apenas as ferramentas desse jogo.

Para alcançar os resultados desejados para as demais atividades que demandam colaboração e comunicação internas é recomendável que, ao invés de buscar “melhores práticas” e partir para os passos iniciais da jornada, os executivos procurem uma consultoria experiente, para desenvolver um planejamento adequado, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a governança, a adoção e o engajamento.

O objetivo sempre será atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

 

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões. Baixe gratuitamente o EBook sobre Redes Sociais Corporativas:

Redes Sociais Corporativas

Sem Comentários


Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*