Funcionalidades de uma Rede Social Corporativa

Funcionalidades de uma Rede Social Corporativa

Nos textos anteriores do nosso blog, temos apresentado as vantagens e os benefícios de uma rede social corporativa para qualquer organização.

Ganhos de eficiência, retenção de ativos intelectuais, promoção da inovação, aumento do engajamento e da produtividade empresarial, podem ser obtidos com uma boa plataforma social e uma estratégia adequada aos objetivos corporativos, ao perfil dos stakeholders e à cultura organizacional.

 

Quais são as principais funcionalidades que podem ser disponibilizadas para que seja possível alcançar os objetivos desejados?

Antes de falar sobre as funcionalidades, cabe lembrar que a estrutura básica de uma Rede Social Corporativa é formada por comunidades, ambientes virtuais que reúnem membros da rede com interesses e objetivos comuns, que interagem entre si por intermédio das funcionalidades sociais. Nos próximos textos abordaremos mais detalhadamente os conceitos das comunidades.

 

O arsenal de uma Rede Social Corporativa

 

Perfis Perfis: Diretório das pessoas na organização, reunindo informações pessoais, profissionais, acadêmicas, competências, habilidades, interesses, passatempos, fotografia, pronúncia correta do nome, etc. Tem grande utilidade para facilitar a colaboração ajudando a localizar e a entrar em contato com as pessoas procuradas rapidamente. Novos membros devem ser incluídos pelo administrador da rede social corporativa. Somente pessoas listadas no diretório corporativo terão seus perfis disponíveis.
Postagens Postagens (posts): mensagens curtas de status na página inicial de cada pessoa.
Blogs Blogs: espaços para divulgação de textos sobre assuntos de interesse e apresentação de ideias e sugestões, com possibilidade de comentários, votação e graduação de textos e ideias. Os blogs são uma maneira rápida e efetiva de compartilhar notícias e visões. Podem ter um único autor ou permitir vários contribuidores. É possível convidar outros a fornecerem comentários de feedback sobre sua postagem. Os blogs fornecem as ferramentas para coletar e compartilhar informações.
Blogs de ideias Blogs de ideias: usados para gerar ideias e reunir feedback em ideias dentro de uma comunidade. São um tipo de blog que se destina a gerar ideais sobre um tópico específico, coletar feedback e chegar a um consenso sobre as melhores ideias. Um Blog de Ideias pode existir apenas dentro de uma comunidade e a associação é limitada à comunidade.
Wikis Wikis: São uma coleção de páginas editáveis sobre um assunto específico, usadas por uma equipe para colaborar com o conteúdo do assunto. É possível criar uma wiki, dar um título a ela, incluir uma descrição e uma identificação e especificar os membros iniciais. Dependendo das permissões de acesso, os membros podem ler a wiki, incluir ou editar páginas e incluir comentários.
Atividades Atividades: Sequência de atividades definidas de um fluxo de trabalho. Ajudam as equipes a interagir em um ambiente virtual, em que ideias sobre um projeto e recursos do projeto são criados, coletados e compartilhados. É possível incluir entradas e itens de pendências na atividade para capturar as tarefas necessárias e armazenar arquivos associados. As seções são usadas para organizar entradas e itens de pendências da atividade.
Arquivos Arquivos: Repositórios de documentos. Permitem fazer upload e download de arquivos para compartilhamento e colaboração. Fornecem uma maneira simples de compartilhar arquivos e ideias com pessoas e comunidades, além de um local de armazenamento central para trabalhos. Os arquivos podem ser compartilhados, identificados, organizados em pastas e acessados a partir de outros aplicativos, como Atividades. Todas as versões de um mesmo arquivo são armazenadas por autor e data de modificação, podendo ser recuperadas facilmente.
Bibliotecas Bibliotecas: Fornecem aos membros da comunidade os recursos de gerenciamento de documentos para fazer upload, gerenciar, organizar e colaborar com os arquivos de diversos formatos (textos, vídeos, etc.) da comunidade. Uma comunidade pode conter várias bibliotecas.
Fóruns Fóruns: Comitês de discussão online em que as pessoas podem fazer perguntas, compartilhar suas experiências e discutir tópicos de interesse mútuo. Os fóruns são uma excelente maneira de criar conexões sociais e um senso de comunidade. Eles também podem ajudar a cultivar um grupo de interesses sobre um assunto específico. Um fórum pode ser independente ou pode estar associado a uma comunidade. Em um fórum independente, qualquer pessoa pode postar um tópico ou responder a um tópico, mas apenas um membro da comunidade pode participar de um fórum da comunidade.
Galerias de mídia Galerias de mídia: repositórios de arquivos digitais de vídeo e áudio.
Tags Tags: palavras-chaves utilizadas para indexação e localização rápida de um conteúdo específico.
Marcadores Marcadores: apontadores para links de interesse em páginas da Internet ou Intranet.

Sempre é bom ter em mente que uma rede social corporativa não visa substituir ou se sobrepor às soluções e ferramentas transacionais existentes, mas sim adicionar valor aos processos e ferramentas já utilizadas, melhorando seus componentes de comunicação e colaboração.

Com a ajuda de uma consultoria experiente é possível desenvolver um planejamento adequado, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a adoção e o engajamento, visando atender as suas necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

 

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