Depois de vários anos de discussão sobre as diferenças e vantagens da intranet e das redes sociais corporativas, acredito que o cenário está bastante claro: são dois conceitos complementares que levam a um mesmo objetivo.
As intranets foram criadas em meados da década de 1990, com o objetivo de publicar e permitir o acesso a conteúdos. Na maioria das empresas, a estrutura atual baseada em portais, ainda é orientada a conteúdo. O surgimento das plataformas de redes sociais corporativas trouxe o foco para as pessoas.
Na estruturação de uma intranet se pergunta: “Quais são os conteúdos que vamos colocar lá?”, “Qual será a arquitetura da informação?”, “O usuário terá acesso a quais sistemas corporativos?”.
Quando se planeja uma rede social corporativa, as principais perguntas são: “Quais são os fluxos de informação?”, “Quais são as comunidades de interesse que devemos criar?”, “Que funcionalidades iremos implantar para facilitar o acesso à informação e à colaboração?”.
Conteúdo e Colaboração
Chegamos à conclusão que conteúdo sem colaboração ou colaboração sem conteúdo não funcionam como poderiam. É preciso promover a convergência dessas funcionalidades para se alcançar a competitividade e, por conseguinte, os resultados corporativos necessários para a sobrevivência e o crescimento do negócio.
Colaboração e conteúdo precisam sempre ser vistos como um binômio indissociável, base para termos uma plataforma que de fato suporte a geração de conhecimento e de inovação. Muito mais do que uma discussão conceitual, o que interessa é que essas soluções tragam maiores ganhos para a organização.
A intranet social
Ninguém mais duvida que as redes sociais corporativas vieram para ficar, mas elas vieram substituir a intranet tradicional ou são uma evolução do mesmo organismo?
A resposta vai na direção da integração e não da exclusão. Objetivos e funcionalidades das intranets tradicionais continuam sendo importantes e não serão substituídas pela camada social.
As modernas soluções de intranet já incorporam e integram uma gestão robusta de conteúdo a um conjunto de funcionalidades sociais eficientes como:
- Perfis avançados de usuários
- Comunidades (grupos de interesse, com ou sem restrição de acesso)
- Blogs (publicação de textos de interesse)
- Blogs de Ideias (publicação e votação de ideias de interesse corporativo)
- Microblogs (rápidas atualizações de status)
- Chats (conversas online em realtime)
- Wikis (textos editáveis para desenvolvimento compartilhado de conteúdo)
- Fóruns (discussão de ideias e conceitos)
- Bibliotecas de arquivos
- Galerias de mídia
- Controle de atividades
Quais os ganhos posso esperar com a incorporação de funcionalidades sociais na minha intranet?
As tecnologias sociais trazem um conjunto de características que as transformam em armas poderosas. As principais são:
- Nos processos de Recursos Humanos:
- Mobilização para maior velocidade e flexibilidade
- Melhoria no recrutamento e integração de novos colaboradores
- Retenção de conhecimento e de talentos
- Cultivo a liderança criativa
- Criação de uma cultura de colaboração
- Aumento do engajamento dos colaboradores
- Nos processos de Atendimento a Clientes:
- Melhoria no relacionamento com os clientes
- Aumento de produtos e serviços por cliente
- Aceleração da responsividade ao cliente
- Melhoria da lealdade à marca
- Otimização de serviços ao longo dos diversos canais
- Aumento da taxa de sucesso de campanhas de marketing
- Nos processos de Desenvolvimento de produtos e serviços:
- Inovação no modelo de negócio, mercados e produtos
- Aumento da velocidade de entrada de novos produtos no mercado
- Inovação através de rede de parceiros
- Cultivo a redes e comunidades de expertise
- Aumento da qualidade de novos produtos e serviços
- Nos processos de Vendas:
- Maior poder de informação para a força de vendas
- Antecipação das necessidades dos clientes
- Mais facilidade na construção de relacionamentos
- Maior conhecimento dos clientes e da concorrência
- Engajamento com prospects através de comunidades específicas
- Aumento da produtividade da força de vendas
- Nos processos de Marketing:
- Melhor definição de públicos-alvo para campanhas
- Aumento da lealdade da marca
- Comunicação mais clara e fluída com mercado
- Mecanismos de escuta mais adequados de clientes e fornecedores
- Melhor entendimento de tendências de mercado e impactos nos produtos e serviços
Erro a evitar
Um erro comum deve ser evitado: achar que somente com a disponibilização da nova plataforma, todos vão utilizar suas funcionalidades. É preciso uma boa estratégia de adoção e engajamento, baseada em um plano de comunicação corporativa. Não economize com isso.
Com a ajuda de uma consultoria experiente é possível desenvolver um planejamento adequado, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a adoção e o engajamento, visando atender as suas necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.
Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.
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