Rede Social Corporativa: Como Pode Beneficiar sua Empresa

Rede Social Corporativa: Como Pode Beneficiar sua Empresa

Depois de vários anos de discussão sobre as diferenças e vantagens da intranet e das redes sociais corporativas, acredito que o cenário está bastante claro: são dois conceitos complementares que levam a um mesmo objetivo.

As intranets foram criadas em meados da década de 1990, com o objetivo de publicar e permitir o acesso a conteúdos. Na maioria das empresas, a estrutura atual baseada em portais, ainda é orientada a conteúdo. O surgimento das plataformas de redes sociais corporativas trouxe o foco para as pessoas.

Na estruturação de uma intranet se pergunta: “Quais são os conteúdos que vamos colocar lá?”, “Qual será a arquitetura da informação?”, “O usuário terá acesso a quais sistemas corporativos?”.

Quando se planeja uma rede social corporativa, as principais perguntas são: “Quais são os fluxos de informação?”, “Quais são as comunidades de interesse que devemos criar?”, “Que funcionalidades iremos implantar para facilitar o acesso à informação e à colaboração?”.

 

Conteúdo e Colaboração

Chegamos à conclusão que conteúdo sem colaboração ou colaboração sem conteúdo não funcionam como poderiam.  É preciso promover a convergência dessas funcionalidades para se alcançar a competitividade e, por conseguinte, os resultados corporativos necessários para a sobrevivência e o crescimento do negócio.

Colaboração e conteúdo precisam sempre ser vistos como um binômio indissociável, base para termos uma plataforma que de fato suporte a geração de conhecimento e de inovação. Muito mais do que uma discussão conceitual, o que interessa é que essas soluções tragam maiores ganhos para a organização.

 

A intranet social

Ninguém mais duvida que as redes sociais corporativas vieram para ficar, mas elas vieram substituir a intranet tradicional ou são uma evolução do mesmo organismo?

A resposta vai na direção da integração e não da exclusão. Objetivos e funcionalidades das intranets tradicionais continuam sendo importantes e não serão substituídas pela camada social.

As modernas soluções de intranet já incorporam e integram uma gestão robusta de conteúdo a um conjunto de funcionalidades sociais eficientes como:

  • Perfis avançados de usuários
  • Comunidades (grupos de interesse, com ou sem restrição de acesso)
  • Blogs (publicação de textos de interesse)
  • Blogs de Ideias (publicação e votação de ideias de interesse corporativo)
  • Microblogs (rápidas atualizações de status)
  • Chats (conversas online em realtime)
  • Wikis (textos editáveis para desenvolvimento compartilhado de conteúdo)
  • Fóruns (discussão de ideias e conceitos)
  • Bibliotecas de arquivos
  • Galerias de mídia
  • Controle de atividades

 

Quais os ganhos posso esperar com a incorporação de funcionalidades sociais na minha intranet?

As tecnologias sociais trazem um conjunto de características que as transformam em armas poderosas. As principais são:

  1. Nos processos de Recursos Humanos:
  • Mobilização para maior velocidade e flexibilidade
  • Melhoria no recrutamento e integração de novos colaboradores
  • Retenção de conhecimento e de talentos
  • Cultivo a liderança criativa
  • Criação de uma cultura de colaboração
  • Aumento do engajamento dos colaboradores
  1. Nos processos de Atendimento a Clientes:
  • Melhoria no relacionamento com os clientes
  • Aumento de produtos e serviços por cliente
  • Aceleração da responsividade ao cliente
  • Melhoria da lealdade à marca
  • Otimização de serviços ao longo dos diversos canais
  • Aumento da taxa de sucesso de campanhas de marketing
  1. Nos processos de Desenvolvimento de produtos e serviços:
  • Inovação no modelo de negócio, mercados e produtos
  • Aumento da velocidade de entrada de novos produtos no mercado
  • Inovação através de rede de parceiros
  • Cultivo a redes e comunidades de expertise
  • Aumento da qualidade de novos produtos e serviços
  1. Nos processos de Vendas:
  • Maior poder de informação para a força de vendas
  • Antecipação das necessidades dos clientes
  • Mais facilidade na construção de relacionamentos
  • Maior conhecimento dos clientes e da concorrência
  • Engajamento com prospects através de comunidades específicas
  • Aumento da produtividade da força de vendas
  1. Nos processos de Marketing:
  • Melhor definição de públicos-alvo para campanhas
  • Aumento da lealdade da marca
  • Comunicação mais clara e fluída com mercado
  • Mecanismos de escuta mais adequados de clientes e fornecedores
  • Melhor entendimento de tendências de mercado e impactos nos produtos e serviços

Erro a evitar

Um erro comum deve ser evitado: achar que somente com a disponibilização da nova plataforma, todos vão utilizar suas funcionalidades. É preciso uma boa estratégia de adoção e engajamento, baseada em um plano de comunicação corporativa. Não economize com isso.

Com a ajuda de uma consultoria experiente é possível desenvolver um planejamento adequado, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a adoção e o engajamento, visando atender as suas necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

 

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

 

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