Redes sociais corporativas: Quais são os principais players?

Redes sociais corporativas: Quais são os principais players?

Quando os usuários finais ouvem a expressão “redes sociais corporativas”, podem imaginar que se trata de “logar” no Facebook, WhatsApp ou LinkedIn no trabalho, mas aqueles que realmente usam softwares sociais como ferramentas de trabalho provavelmente pensarão em Jive, IBM Connections, Microsoft Yammer e Office 365, Salesforce Chatter e outros.

O Gartner Group indicou os softwares citados acima em seu “Quadrante Mágico”, como softwares sociais corporativos líderes de mercado. Foram avaliados 14 concorrentes nos critérios estabelecidos.

Magic Quadrant for Social Software in the Workplace

Gartner - Magic Quadrant

Fonte: Gartner Group (Outubro 2015)

Atenção com os “genéricos”

O mercado de software social corporativo inclui fornecedores cujas soluções são utilizadas principalmente para apoiar as pessoas que trabalham em equipes, comunidades ou redes. A maioria desses produtos não é direcionada para qualquer processo de negócio ou atividade particular, mas pode ser adaptada para apoiar uma variedade de atividades de colaboração, ou seja, são soluções de uso geral.

 

Qual o interesse em implantar uma plataforma de rede social na empresa?

Segundo o Gartner, os clientes desse mercado estão interessados em melhorar a forma como os colaboradores criam, compartilham, se comunicam e organizam as informações de seu interesse. Também estão desejando melhorar a forma como se conectam uns com os outros, encontram especialistas, desenvolvem novas ideias, encontram respostas a perguntas, aprendem, transferem conhecimento e tomam decisões que possam melhorar a forma como o trabalho é feito e como as pessoas veem a sua cultura organizacional.

Nos dias atuais, todos os dados colaborativos (e-mails, blogs, chats, arquivos compartilhados, reuniões on-line) podem ser uma fonte de conhecimento e colaboração. As plataformas de redes sociais corporativas devem ser capazes de nos ajudar a focar no que interessa, ao invés de nos entupir com informações.

 

Redes Sociais Corporativas: Os cinco principais concorrentes

Sem mais delongas, vamos lá: abaixo estão as cinco soluções líderes em ordem alfabética, segundo o estudo da Gartner:

 

  1. IBM Connections – uma rede social corporativa expansível, que se integra e melhora o desempenho de outros produtos do portfolio da empresa e de seus parceiros. Combinado com as funcionalidades do Enterprise Content Management (ECM) e do Enterprise File Sync and Share (EFSS), o IBM Connections pode entregar aos seus clientes tudo o que desejam para colaborar no trabalho. A enorme capacidade de pesquisa e desenvolvimento da sua tecnologia, seu vasto portfolio de soluções e a preferência entre os executivos de tecnologia transformam essa solução em uma opção extremamente viável.
  1. Jive Software– ganha muitos pontos no que se refere à experiência do usuário, segundo o Gartner. Os analistas da pesquisa ressaltam suas características de software social corporativo, perdendo pontos como solução mais ampla, com integração mais complexa com os demais sistemas corporativos.
  1. Microsoft Yammer e Office 365 recebe elogios na integração com o SharePoint para o gerenciamento de documentos, portais e websites.  O Gartner ressalta a rapidez na inovação, com novos produtos como o Office Graph e o Cortana. O ponto negativo do Sharepoint na análise do Gartner, como os leitores da CMSWire bem sabem, é a sua gradual redução de importância, o que causa alguma confusão para os clientes, pois alguns outros produtos do portfolio da Microsoft aparentemente duplicam suas funcionalidades.
  1. Salesforce se destaca por sua visão em trazer a “integração contextual” e “experiências coletivas” em seu portfólio de aplicativos de negócios, com produtos como o Chatter e Community Cloud. O analista aponta a presença das funcionalidades sociais da Salesforce em uma gama de aplicações, tais como a Internet das Coisas, e-commerce, dispositivos móveis e análise de dados como pontos fortes. O mesmo vale para a sua fácil conectividade com a Microsoft e Google (via Salesforce File Connect) e fornecedores, como a SAP (via Lightning Connect). As preocupações do Gartner se concentram em torno da falta de adoção entre as empresas que não usam o Salesforce, porque seus produtos podem ser percebidos como “aplicações específicas” e não como de “uso geral”. Os analistas também apontaram que o ritmo da inovação do Salesforce não está crescendo tão agressivamente como o da Microsoft e da IBM.
  1. TIBCO se destaca com seu produto tibbr. O Gartner ressaltou sua disponibilidade tanto como um produto Software-as-a-Service (SaaS) e on-premises, o que o torna uma opção para qualquer tipo de implantação. Os analistas também mostraram a ênfase da solução na  “organização da informação hierárquica, de cima para baixo; tarefas e gestão de ideias; e no suporte a dispositivos móveis com reconhecimento de localização” como diferenciadores, bem como sua integração com uma gama de provedores de soluções conferência (tais como Cisco WebEx, Microsoft Skype, Google Hangouts) e repositórios de conteúdo (SharePoint, Box, Google Drive). No entanto, o Gartner aponta um cuidado necessário de notar que a TIBCO está posicionando o tibbr como um “produto de valor agregado para as linhas de produtos existentes, tendo como alvo os clientes existentes”, o que deixa espaço para questionar a sua viabilidade como um produto independente, que visa o amplo mercado em longo prazo.

 

Para alcançar os resultados desejados é sempre recomendado procurar uma consultoria experiente, para desenvolver um planejamento adequado para sua rede social corporativa, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a governança, a adoção e o engajamento, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

Baixe o EBook grátis e continue acompanhando a série de vídeos:

Redes Sociais Corporativas

Sem Comentários


Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*