Sua empresa realmente precisa de uma Rede Social Corporativa?

Sua empresa realmente precisa de uma Rede Social Corporativa?

 

Ninguém mais tem dúvidas que o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Youtube e outras mídias sociais públicas são importantes para criar conexões com os clientes e compartilhar amplamente informações sobre sua empresa.

Com essas experiências, mais e mais empresas estão percebendo que os benefícios trazidos pelas redes sociais públicas podem ser voltados a atender a necessidades organizacionais, com a implementação de uma rede social corporativa, uma plataforma planejada para usos definidos por sua organização.

Essas vantagens variam de melhorias nos processos de trabalho cotidiano a mudanças intangíveis, como melhores vínculos entre seus funcionários. Aqui estão algumas razões pelas quais vale a pena considerar a implantação de uma rede social corporativa.

 

Falando sobre a distância

 Rede Social Corporativa

Uma rede social corporativa pode ter um forte impacto em empresas com funcionários espalhados em locais distantes. Pode ser o caso de uma empresa com filiais em diferentes cidades ou um empreendimento online, com pessoas que contribuem de diferentes lugares. As redes sociais corporativas são mais eficientes do que e-mails e exigem menos infraestrutura do que as chamadas em conferência, para que toda a equipe possa compartilhar informações, mesmo quando há mudanças ou atualizações de última hora.

Mesmo que você administre um negócio local, a adoção de uma rede social corporativa possibilita que seus funcionários trabalhem remotamente sem ficar isolados. Essa flexibilidade pode ser um excelente benefício para os membros da sua equipe. Os pesquisadores estudaram o impacto do trabalho em casa e muitos concluíram que, para certos trabalhos e tarefas, estar remoto faz os funcionários mais felizes e mais produtivos.

Em qualquer situação, as redes sociais corporativas permitem uma comunicação rápida. Essa é uma chave para manter sua equipe conectada e eficiente, independentemente do tamanho da sua empresa.

 

Criando uma Cultura Digital Corporativa

Muitas aplicações de negócios empresariais são focadas no lado do trabalho: gerenciar tarefas, conectar departamentos e oferecer suporte a clientes. No entanto, também é importante incentivar as relações e interações entre seus funcionários.

Nós falamos sobre a importância de fazer escolhas conscientes para desenvolver a cultura da sua empresa e a decisão de implementar uma rede social corporativa pode ser parte disso. Ela cria uma plataforma na qual os seus funcionários interagem e suas políticas para as suas interações definirão o tom do seu ambiente de trabalho.

Uma vez que as redes sociais em geral são o meio para que muitos de nós nos comuniquemos em nossas vidas pessoais, faz sentido ter sistemas dedicados para nossa vida corporativa também. É uma prática cada vez mais adotada e claramente não é uma moda passageira.

Dar a sua equipe uma rede social corporativa permite que eles trabalhem melhor, mas também os encoraja a serem verdadeiramente sociais. Facilitar as comunicações e, às vezes a diversão, pode proporcionar relações de trabalho mais fortes. Idealmente, isso significa que sua equipe se sentirá mais à vontade e mais produtiva a trabalhar em conjunto.

 

As Redes Sociais Corporativas já são um padrão de mercado

Nós geralmente sugerimos cautela antes de saltar cegamente em um novo empreendimento tecnológico, mas a ideia de uma rede social corporativa para as empresas não é mais nova. Na verdade, é uma indústria em ascensão e a prova de seus benefícios para as empresas está nos números obtidos por aquelas que adotaram uma das várias soluções de plataforma.

 

Conclusão

Não há dúvida que uma intranet ou rede social corporativa trazem valor para os negócios. Os desafios para obter os melhores resultados podem ser superados com o acompanhamento de uma consultoria experiente, para desenvolver uma estratégia e um planejamento adequados, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a governança, a adoção e o engajamento, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

 

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

Baixe nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens

 eBook 1 - Modernize a intranet e melhore a comunicação interna de sua empresa  eBook 2 - Redes Sociais Corporativas: uma evolução necessária
 eBook 3 - Gamificação: o divertimento é um bom negócio  eBook 4 - Como construir uma intranet moderna - Usabilidade

eBook Melhorando o atendimento a clientes usando chatbots

Sem Comentários


Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*