Motive sua equipe com a Gamificação

Motive sua equipe com a Gamificação

 

As competições são ferramentas eficazes para motivar pessoas, encorajar consumidores a comprarem um produto ou incentivar colaboradores a aumentar o seu desempenho. Nesse último caso, a oportunidade oferecida por uma competição saudável para colaborar com uma equipe, ajuda a quebrar a monotonia da rotina de trabalho diária e motiva a busca por resultados.

Para os profissionais de vendas em particular, a ideia de uma competição baseada em desempenho é bastante atrativa, porque a base de toda a venda é a competição. Os vendedores competem contra os outros colegas e devem trazer receita para a empresa, para justificar sua posição ou assegurar suas comissões. Eles competem contra a rejeição, porque ela é muito mais comum que o fechamento de um negócio.

 

A natureza de uma função de vendas define a personalidade necessária para o papel. Em muitos casos, a personalidade de um vendedor prospera na competição.

 

Isso não significa que organizar uma competição de vendas é simples. As metas apropriadas devem ser estabelecidas e as recompensas corretas devem ser oferecidas. Mesmo fazendo tudo certinho, pode não ser suficiente para inspirar a sua equipe. O engajamento sustentável é necessário.

Essa é a grande razão por que a gamificação é uma estratégia muito boa para o engajamento e a colaboração. Colocar elementos de jogos para encorajar certos comportamentos motiva as pessoas a desempenharem certas ações e alavancar os resultados.

As modernas plataformas tecnológicas de gamificação (gamification) podem ser integradas a sua rede social corporativa ou a sua intranet, para desenvolver, executar, gerenciar e analisar as ações de gamificação não apenas para as equipes de vendas, como para toda a organização. Depende apenas dos objetivos que se deseja alcançar.

Abaixo, descrevo uma ideia e dois casos reais interessantes:

 

1. “Copa do Mundo de Vendas”

Objetivo: vender mais

Duração: 1 mês

Como as regras da Copa do Mundo de Futebol, os vendedores são organizados em diferentes grupos: A, B, C, D, E, F. Cada grupo contém 4 vendedores. Cada conta vendida corresponde a um gol. A 1ª rodada acontece na 1ª semana do mês, e as rodadas 2 e 3 acontecem na 2ª e 3ª semana, respectivamente.

Dessa forma, todos os do grupo jogam contra todos, como no exemplo:

Rodada1_Semana1

Se uma vitória vale 3 pontos, o empate, 1, e a derrota, 0, a classificação ficaria assim:

Grupo A

Com o término da fase de grupos, bastaria iniciar os confrontos do mata-mata:

Fase mata-mata

Claro, dependendo do número de vendedores, as datas escolhidas e a quantidade de grupos podem ser alteradas.

Assim, vence o vendedor que seguir até o fim da disputa.

Fonte: http://resultadosdigitais.com.br/blog/gamificacao-em-vendas-motivacao-para-alcancar-resultados/

 

2. Melhoria na coleta de dados

Telemarketing

A Stewart Agency é uma agência de seguros baseada em Nova Iorque que desejava que seus operadores de telemarketing coletassem os endereços de e-mail dos leads com os quais eles falavam. Eles incentivaram os operadores com uma competição gerenciada por uma plataforma de gamificação.

A competição se chamou “Get That Email!” (“Consiga Aquele E-Mail!”) que premiava os operadores com base em quantos e-mails eles conseguiam no decorrer de dois meses. Logo que a campanha foi lançada, o impacto foi percebido.

Um operador que nunca coletava os e-mails de clientes conseguiu 83 em 2 dias. Em menos de 2 meses, quase DOBRARAM o número de e-mails que foram registrados em 3 ANOS!

 

3. Melhoria na qualidade dos dados

Motivação-VendasA Helloworld não conseguia que seus vendedores preenchessem o campo “indústria” na sua base de dados de contatos e criaram um concurso chamado “Industry Quest” (“Pesquisa na Indústria”). Cada vez que alguém completava o campo “indústria”, ganhava um ponto. A região de vendas com mais pontos ganharia um “gift card” de US$ 10 na Starbucks para cada um (de 20 a 25 vendedores por região).

Nas 2 primeiras horas, mais de 100 campos foram preenchidos. Quando as pessoas abriram um e-mail automatizado na manhã seguinte, comunicando o ranking das equipes (leaderboard), o preenchimento decolou. Quase 400 registros foram atualizados até o fim do segundo dia.

Depois de 2 semanas, mais de 1.400 contas foram atualizadas, representando 90% de todas as contas que a empresa tinha em sua base de dados.

 

São exemplos aparentemente simples, mas que apresentaram resultados em um prazo curtíssimo e tiveram um impacto extremamente positivo nas equipes envolvidas.

As competições desenvolvidas em uma estratégia de gamificação podem ser temporárias ou permanentes, dependendo dos objetivos da empresa. Mesmo sendo temporários, os concursos acima descritos mostraram às equipes de vendas um comportamento desejável pela empresa. Acredito que quando um profissional de vendas faz algo que acredita ser certo e útil para ele e para a empresa, continuará a fazer.

Nas ações motivacionais permanentes, a pontuação no leaderboard (quadro de classificação do software de gamificação) pode continuar a registrar a pontuação, premiando e motivando constantemente os profissionais.

 

Leia o texto o nosso blog: “Gamificação Social na empresa: uma fórmula que dá certo”, para saber mais sobre gamificação social e não deixe de baixar o EBook:

EBook 3 - Gamificação: O Divertimento é um Bom Negócio

2 Comentários


    • Sandra Manga
      Reply Cancel Reply
    • novembro 30, 2016

    Adorei as ideias, estao de parabens ;...trabalho com telemarketing e ja cansamos de todas as dinamicas, vou fazer essas, se tiverem mais publiquem por favor Sandra Manga

      • André Melo
        Reply Cancel Reply
      • dezembro 1, 2016

      Obrigado pelas palavras e pela sugestão Sandra. Publicaremos novas ideias em breve. Continue ligada!

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