O poder dos influenciadores em uma Rede Social Corporativa

O poder dos influenciadores em uma Rede Social Corporativa

Você já implementou a sua rede social corporativa, intranet social ou outra plataforma que pode levar sua empresa a ser uma empresa social. Em uma rápida definição, uma empresa social é aquela em que os relacionamentos desempenham um papel crítico.

Nesse ponto de maturidade empresarial é preciso sistematicamente determinar em seu ecossistema quem são as pessoas mais engajadas e aquelas que se engajarão facilmente. Quando falo em ecossistema, quero me referir a colaboradores, dirigentes, acionistas, fornecedores, parceiros e até mesmo clientes. Esses advogados da sua marca representam um importante papel dentro e fora de seus muros.

 

Mas como identificar as pessoas que ajudarão a conferir credibilidade e despertarão interesse em todos os usuários, para otimizar o desempenho da rede em função dos objetivos corporativos?

Influenciador de rede social corporativaPara isso, basta prestar atenção e escolhê-los com base em interesses comuns, conhecimento e outros elementos relacionados com os objetivos organizacionais.

Um grupo dessas pessoas pode desempenhar um dos papéis mais importantes para que sua rede social corporativa alcance os resultados esperados: os tippers ou influenciadores.

Influenciadores são aquelas pessoas que formam opinião sobre a sua empresa, sua marca, aqueles que os outros escutam sobre os seus produtos e serviços. Esses formadores de opinião apresentam um conjunto de características. Tipicamente, são pessoas que têm relações fortes e são experts ou autoridades em um determinado assunto.

Geralmente são honestos, confiáveis e bem informados. Têm uma opinião consistente e objetiva e não são influenciados, mas algumas vezes, os influenciadores são aqueles que conseguem atrair a atenção, fazer abordagens diferentes ou falam bastante.

Desenvolver a credibilidade social tem tudo a ver com demonstrar atenção e valor. Esses itens levam a um nível de confiança social e essa confiança levam outras pessoas a tomar ações mais produtivas. Seja sempre honesto e demonstre o valor que oferece aos seus clientes internos, externos e à indústria.

 

Em uma rede social corporativa é preciso identificar e arregimentar os influenciadores para colaborar onde for necessário.

Influenciador de Rede social Corporativa

O influenciador desenvolve um relacionamento pessoal e profissional com os membros das comunidades, sendo conhecido e reconhecido por facilitar e incentivar o engajamento dos membros nos meios de comunicação interna e externa, assim como envolvê-los em discussões através da publicação de conteúdos de interesse.

Divulga novidades e assuntos de interesse da empresa, fomentando o compartilhamento de conteúdo nas comunidades da rede social corporativa e nas mídias sociais públicas.

Essas ações de comunicação e marketing não devem ser aleatórias. É preciso desenvolver uma estratégia integrada de ativação de conteúdo para os influenciadores: é um plano para criar, distribuir, promover conteúdo e medir o seu sucesso. O objetivo do conteúdo é mostrar o conhecimento em um assunto ou ponto de vista específico. Esse é um ponto fundamental quando você está criando a estrutura de comunidades de sua rede social corporativa.

 

Conclusão

O influenciador (tipper) desempenha uma das funções mais importantes na governança de uma rede social corporativa, facilitando à empresa aprender mais sobre os processos internos; aumentar os ativos de conhecimento; aproximar e melhorar a relação entre os colaboradores, parceiros e clientes; permitir uma melhor identificação e entendimento estratégico dos processos, etapas, componentes e variáveis, assim como potencializar a capacidade instalada e reduzir gargalos, riscos e impactos ao negócio.

 

Continue seguindo o nosso blog, para saber mais sobre as outras funções que são fundamentais para uma boa gestão de sua rede social corporativa e também para ficar atualizado sobre as novidades. Não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

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