Redes Sociais Corporativas: Glossário Completo

Redes Sociais Corporativas: Glossário Completo

A

 

 

Adoção: no que se refere a redes sociais corporativas, a adoção é a aceitação por parte dos públicos de interesse da organização em participar como membros ativos da rede.

Atividades: Sequência de atividades definidas de um fluxo de trabalho. Ajudam as equipes a interagir em um ambiente virtual, em que ideias sobre um projeto e recursos do projeto são criados, coletados e compartilhados. É possível incluir entradas e itens de pendências na atividade para capturar as tarefas necessárias e armazenar arquivos associados. As seções são usadas para organizar entradas e itens de pendências da atividade.

 Arquivos: Repositórios de documentos. Permitem fazer upload e download de arquivos para compartilhamento e colaboração. Fornecem uma maneira simples de compartilhar arquivos e ideias com pessoas e comunidades, além de um local de armazenamento central para trabalhos. Os arquivos podem ser compartilhados, identificados, organizados em pastas e acessados a partir de outros aplicativos, como Atividades. Todas as versões de um mesmo arquivo são armazenadas por autor e data de modificação, podendo ser recuperadas facilmente.

 

B

 

 

Bibliotecas: Fornecem aos membros da comunidade os recursos de gerenciamento de documentos para fazer upload, gerenciar, organizar e colaborar com os arquivos da comunidade. Uma comunidade pode conter várias bibliotecas.

 Blogs: Espaços para divulgação de textos sobre assuntos de interesse e apresentação de ideias e sugestões, com possibilidade de comentários, votação e graduação de textos e ideias. Os blogs são uma maneira rápida e efetiva de compartilhar notícias e visões. Podem ter um único autor ou permitir vários contribuidores. É possível convidar outros a fornecerem comentários de feedback sobre sua postagem. Os blogs fornecem as ferramentas para coletar e compartilhar informações.

Blogs de ideias: Blogs usados para gerar ideias e reunir feedback em ideias dentro de uma comunidade. Tem por objetivo gerar ideais sobre um tópico específico, coletar feedback e chegar a um consenso sobre as melhores ideias. Um blog de ideias pode existir apenas dentro de uma comunidade e a associação é limitada à comunidade.

 

C

 

 

 

Comitê Gestor: É o organismo superior de gestão da rede social corporativa. Define a estratégia, o plano de negócios, os objetivos para a rede social corporativa e administra sua gestão. Os membros do Comitê devem liderar os esforços para estabelecer e desenvolver a rede, alinhando-a com a estratégia e os objetivos da organização. O Comitê deve ser constituído por líderes da organização, com designação específica da Alta Administração.

Comunidades: Elementos básicos de uma rede social, formada por grupos de participantes com interesses comuns. A estrutura de comunidades não deve replicar o organograma formal da organização.

 

E

 

 

 

Elementos sociais: São as funcionalidades de uma plataforma de rede social corporativa. Exemplos: blogs, wikis, fóruns, galeria de mídia, etc.

Embaixador: colaborador que promove as boas práticas e os valores da organização através da rede social corporativa, divulga informações sobre novos produtos, eventos, a presença da organização nas mídias sociais, websites e mídias impressas.

Engajamento: É o envolvimento verdadeiro e produtivo a serviço de uma empresa, ideia ou causa.

Especialista: Colaboradores que possuem conhecimento e são respeitados em assuntos específicos, compartilhando esse conhecimento com a comunidade da qual faz parte. Os especialistas são facilmente encontrados pelos membros da rede por meio do elemento social Perfil.

Estatísticas de uso específicas: Reportam sobre o uso geral e específico de uma comunidade, por exemplo: o número total de pessoas que efetuaram login em uma comunidade específica na última semana.

Estatísticas de uso genéricas: Reportam sobre o uso geral da rede, por exemplo: o número total de pessoas que efetuaram login na rede social corporativa na última semana.

 

F

 

 

 

Fóruns: Comitês de discussão online em que as pessoas podem fazer perguntas, compartilhar suas experiências e discutir tópicos de interesse mútuo. Os fóruns são uma excelente maneira de criar conexões sociais e um senso de comunidade. Eles também podem ajudar a cultivar um grupo de interesses sobre um assunto específico.

 

G

 

 

 

Galerias de mídia: Repositórios de arquivos digitais de vídeo e áudio.

Gamificação ou gamification: Uma das técnicas mais eficazes para motivação e engajamento aplicadas a redes sociais corporativas. Trata-se de uma estratégia de interação entre pessoas e grupos de pessoas, com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento dos membros da rede social corporativa, de maneira lúdica.

Gestor de comunidade: Membro de uma comunidade com a função de supervisionar as interações entre os membros e o conteúdo compartilhado na comunidade sob sua gestão. Extrai e analisa as métricas periodicamente, tomando as medidas necessárias para o desenvolvimento da sua comunidade.

 

I

 

 

 

Influenciador: Tem por missão facilitar e incentivar o engajamento dos membros nas comunidades e envolvê-los em discussões através da publicação de conteúdos de interesse.

 

M

 

 

 

Marcadores: Apontadores para links de interesse em páginas da Internet ou Intranet.

Membro de comunidade: Os membros de comunidades e subcomunidades interagem com outros membros utilizando as funcionalidades da rede para contribuir com o grupo compartilhando conteúdos relacionados aos assuntos específicos da comunidade e acessando pessoas e conteúdos de seu interesse.

Métricas das comunidades: São indicadores que reportam o desempenho da comunidade no que se refere aos processos organizacionais relacionados com aquela comunidade. Exemplos: redução da taxa de desligamento, redução do absenteísmo, índice de cobertura de estoque, nível de serviço, índice de eficiência operacional e número de rupturas de estoque.

Micro-blogging: Mensagens curtas de status na página inicial de cada pessoa.

Mídia social: A ferramenta de comunicação que permite a emergência das redes sociais (blogs, wikis, fóruns, etc.)

Moderação: Atividade desenvolvida pelos moderadores das comunidades de uma rede social corporativa, visando monitorar, acompanhar e interagir nas discussões da comunidade, identificando eventuais conteúdos inadequados, além de fornecer orientação e apoio aos membros através do esclarecimento de dúvidas.

 

P

 

 

 

Perfil: Diretório das pessoas na organização, reunindo informações pessoais, profissionais, acadêmicas, competências, habilidades, interesses, passatempos, fotografia, pronúncia correta do nome, etc. Tem grande utilidade para facilitar a colaboração ajudando a localizar e a entrar em contato com as pessoas procuradas rapidamente. Novos membros devem ser incluídos pelo administrador da rede social corporativa. Somente pessoas listadas no diretório corporativo terão seus perfis disponíveis.

 

R

 

 

 

Rede social: É um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões (interações ou laços sociais). A abordagem de rede tem seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais nem suas conexões.

Rede social corporativa: É uma rede social privada de uma organização, com todas as suas funcionalidades, privacidade, robustez e segurança. Visa promover a comunicação e a colaboração, com o objetivo de alavancar os resultados empresariais e pode envolver todos os seus stakeholders, desde acionistas, conselheiros, dirigentes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Pode ser implementada na nuvem ou on premises.

 

S

 

 

 

Social business: Conceito que está por trás de uma rede social. Definido como uma organização que coloca estratégia, tecnologia e processos para sistematicamente engajar todos os indivíduos de seu ecossistema (colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores) maximizando o valor da cooperação.

 

T

 

 

 

Tags: palavras-chaves utilizadas para indexação e localização rápida de um conteúdo específico.

 

W

 

 

 

Wikis: São uma coleção de páginas editáveis sobre um assunto específico, usadas por uma equipe para colaborar com o conteúdo do assunto. É possível criar uma wiki, dar um título a ela, incluir uma descrição e uma identificação e especificar os membros iniciais. Dependendo das permissões de acesso, os membros podem ler a wiki, incluir ou editar páginas e incluir comentários.

 

Espero que este glossário lhe seja útil.

 

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