Adoção: no que se refere a redes sociais corporativas, a adoção é a aceitação por parte dos públicos de interesse da organização em participar como membros ativos da rede.
Atividades: Sequência de atividades definidas de um fluxo de trabalho. Ajudam as equipes a interagir em um ambiente virtual, em que ideias sobre um projeto e recursos do projeto são criados, coletados e compartilhados. É possível incluir entradas e itens de pendências na atividade para capturar as tarefas necessárias e armazenar arquivos associados. As seções são usadas para organizar entradas e itens de pendências da atividade.
Arquivos: Repositórios de documentos. Permitem fazer upload e download de arquivos para compartilhamento e colaboração. Fornecem uma maneira simples de compartilhar arquivos e ideias com pessoas e comunidades, além de um local de armazenamento central para trabalhos. Os arquivos podem ser compartilhados, identificados, organizados em pastas e acessados a partir de outros aplicativos, como Atividades. Todas as versões de um mesmo arquivo são armazenadas por autor e data de modificação, podendo ser recuperadas facilmente.
Bibliotecas: Fornecem aos membros da comunidade os recursos de gerenciamento de documentos para fazer upload, gerenciar, organizar e colaborar com os arquivos da comunidade. Uma comunidade pode conter várias bibliotecas.
Blogs: Espaços para divulgação de textos sobre assuntos de interesse e apresentação de ideias e sugestões, com possibilidade de comentários, votação e graduação de textos e ideias. Os blogs são uma maneira rápida e efetiva de compartilhar notícias e visões. Podem ter um único autor ou permitir vários contribuidores. É possível convidar outros a fornecerem comentários de feedback sobre sua postagem. Os blogs fornecem as ferramentas para coletar e compartilhar informações.
Blogs de ideias: Blogs usados para gerar ideias e reunir feedback em ideias dentro de uma comunidade. Tem por objetivo gerar ideais sobre um tópico específico, coletar feedback e chegar a um consenso sobre as melhores ideias. Um blog de ideias pode existir apenas dentro de uma comunidade e a associação é limitada à comunidade.
Comitê Gestor: É o organismo superior de gestão da rede social corporativa. Define a estratégia, o plano de negócios, os objetivos para a rede social corporativa e administra sua gestão. Os membros do Comitê devem liderar os esforços para estabelecer e desenvolver a rede, alinhando-a com a estratégia e os objetivos da organização. O Comitê deve ser constituído por líderes da organização, com designação específica da Alta Administração.
Comunidades: Elementos básicos de uma rede social, formada por grupos de participantes com interesses comuns. A estrutura de comunidades não deve replicar o organograma formal da organização.
Elementos sociais: São as funcionalidades de uma plataforma de rede social corporativa. Exemplos: blogs, wikis, fóruns, galeria de mídia, etc.
Embaixador: colaborador que promove as boas práticas e os valores da organização através da rede social corporativa, divulga informações sobre novos produtos, eventos, a presença da organização nas mídias sociais, websites e mídias impressas.
Engajamento: É o envolvimento verdadeiro e produtivo a serviço de uma empresa, ideia ou causa.
Especialista: Colaboradores que possuem conhecimento e são respeitados em assuntos específicos, compartilhando esse conhecimento com a comunidade da qual faz parte. Os especialistas são facilmente encontrados pelos membros da rede por meio do elemento social Perfil.
Estatísticas de uso específicas: Reportam sobre o uso geral e específico de uma comunidade, por exemplo: o número total de pessoas que efetuaram login em uma comunidade específica na última semana.
Estatísticas de uso genéricas: Reportam sobre o uso geral da rede, por exemplo: o número total de pessoas que efetuaram login na rede social corporativa na última semana.
Fóruns: Comitês de discussão online em que as pessoas podem fazer perguntas, compartilhar suas experiências e discutir tópicos de interesse mútuo. Os fóruns são uma excelente maneira de criar conexões sociais e um senso de comunidade. Eles também podem ajudar a cultivar um grupo de interesses sobre um assunto específico.
Galerias de mídia: Repositórios de arquivos digitais de vídeo e áudio.
Gamificação ou gamification: Uma das técnicas mais eficazes para motivação e engajamento aplicadas a redes sociais corporativas. Trata-se de uma estratégia de interação entre pessoas e grupos de pessoas, com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento dos membros da rede social corporativa, de maneira lúdica.
Gestor de comunidade: Membro de uma comunidade com a função de supervisionar as interações entre os membros e o conteúdo compartilhado na comunidade sob sua gestão. Extrai e analisa as métricas periodicamente, tomando as medidas necessárias para o desenvolvimento da sua comunidade.
Influenciador: Tem por missão facilitar e incentivar o engajamento dos membros nas comunidades e envolvê-los em discussões através da publicação de conteúdos de interesse.
Marcadores: Apontadores para links de interesse em páginas da Internet ou Intranet.
Membro de comunidade: Os membros de comunidades e subcomunidades interagem com outros membros utilizando as funcionalidades da rede para contribuir com o grupo compartilhando conteúdos relacionados aos assuntos específicos da comunidade e acessando pessoas e conteúdos de seu interesse.
Métricas das comunidades: São indicadores que reportam o desempenho da comunidade no que se refere aos processos organizacionais relacionados com aquela comunidade. Exemplos: redução da taxa de desligamento, redução do absenteísmo, índice de cobertura de estoque, nível de serviço, índice de eficiência operacional e número de rupturas de estoque.
Micro-blogging: Mensagens curtas de status na página inicial de cada pessoa.
Mídia social: A ferramenta de comunicação que permite a emergência das redes sociais (blogs, wikis, fóruns, etc.)
Moderação: Atividade desenvolvida pelos moderadores das comunidades de uma rede social corporativa, visando monitorar, acompanhar e interagir nas discussões da comunidade, identificando eventuais conteúdos inadequados, além de fornecer orientação e apoio aos membros através do esclarecimento de dúvidas.
Perfil: Diretório das pessoas na organização, reunindo informações pessoais, profissionais, acadêmicas, competências, habilidades, interesses, passatempos, fotografia, pronúncia correta do nome, etc. Tem grande utilidade para facilitar a colaboração ajudando a localizar e a entrar em contato com as pessoas procuradas rapidamente. Novos membros devem ser incluídos pelo administrador da rede social corporativa. Somente pessoas listadas no diretório corporativo terão seus perfis disponíveis.
Rede social: É um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões (interações ou laços sociais). A abordagem de rede tem seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais nem suas conexões.
Rede social corporativa: É uma rede social privada de uma organização, com todas as suas funcionalidades, privacidade, robustez e segurança. Visa promover a comunicação e a colaboração, com o objetivo de alavancar os resultados empresariais e pode envolver todos os seus stakeholders, desde acionistas, conselheiros, dirigentes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Pode ser implementada na nuvem ou on premises.
Social business: Conceito que está por trás de uma rede social. Definido como uma organização que coloca estratégia, tecnologia e processos para sistematicamente engajar todos os indivíduos de seu ecossistema (colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores) maximizando o valor da cooperação.
Tags: palavras-chaves utilizadas para indexação e localização rápida de um conteúdo específico.
Wikis: São uma coleção de páginas editáveis sobre um assunto específico, usadas por uma equipe para colaborar com o conteúdo do assunto. É possível criar uma wiki, dar um título a ela, incluir uma descrição e uma identificação e especificar os membros iniciais. Dependendo das permissões de acesso, os membros podem ler a wiki, incluir ou editar páginas e incluir comentários.
Espero que este glossário lhe seja útil.
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