Dicas para calcular o ROI do seu projeto de Rede Social Corporativa

Dicas para calcular o ROI do seu projeto de Rede Social Corporativa

 

Tenho certeza que você concordará comigo: para justificar o investimento em um projeto corporativo qualquer, não basta apenas apresentar indicadores subjetivos, como número de novos clientes na base de dados do CRM, aumento do nível de satisfação dos usuários ou melhoria da facilidade de acesso a um determinado sistema ou informação.

O que a alta administração quer saber é apenas uma coisa: o ROI (Return On Investment) ou, em português, Retorno Sobre o Investimento. Ponto. Se você não souber estimar esse indicador, sua tarefa para aprovação de um projeto corporativo que demande uma boa quantidade de recursos financeiros e humanos será bastante dificultada.

O intuito deste texto é simplificar a análise de ROI e apresentar caminhos para quantificar adequadamente o retorno de um projeto de Rede Social Corporativa.

 

Os componentes da análise

Componentes da análise

 

Indicadores de ROI mais utilizados

  • Valor presente líquido(VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

Um valor presente líquido positivo =    marcador_verde      siga em frente

Um valor presente líquido negativo =   marcador_amarelo      altere seu projeto

  • Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.

Se a taxa interna de retorno > custo do capital =    marcador_verde      siga em frente

Se a taxa interna de retorno < custo do capital =    marcador_amarelo      altere seu projeto

  • Tempo de Retorno é o tempo necessário para que as receitas geradas recuperem o capital inicial investido. Quanto menor o prazo de retorno, melhor.

 

Quatro fundamentos de ROI que devem ser levados em consideração

Fundamentos de ROI

 

Um bom modelo de ROI

Deve abordar os benefícios quantificados nas seguintes categorias:

  • Aumento na produtividade do usuário final
  • Redução nas despesas de viagem
  • Redução dos custos do call center / help desk
  • Redução dos custos com introdução à empresa de novos colaboradores (onboarding)
  • Redução de custos de TI (opção SaaS)

 

Um estudo encomendado pela IBM em 2015 para a Forrester Consulting, intitulado “The Total Economic Impact of IBM Connections” (“O Impacto Econômico Total do IBM Connections”) analisou a redução de custos e os benefícios de alguns de seus clientes usuários do IBM Connections, a rede corporativa comercializada pela IBM.

A metodologia de análise utilizada pela Forrester pode ser a base para um bom modelo de avaliação de ROI para o seu projeto de Rede Social Corporativa, de forma a entender os benefícios, custos e riscos associados a uma implementação de uma rede social corporativa. A Forrester entrevistou clientes atuais com muitos anos de experiência usando o IBM Connections, tanto na versão cloud quanto na versão on-premise.

Você pode baixar o estudo completo aqui.

 

Veja um infográfico com um resumo dos pontos principais:

ibm-connections-tei-infografico

 

Neste link você pode acessar os resultados da pesquisa global da Mckinsey & Company: “How companies are benefiting from Web 2.0”, com mais informações e insights importantes para a avaliação de seu projeto.

 

Para alcançar os resultados desejados é sempre recomendado procurar uma consultoria experiente, para desenvolver um planejamento adequado para sua rede social corporativa, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a governança, a adoção e o engajamento, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

A V&B Officeware tem mais de 25 anos de experiência em soluções de colaboração. Se desejar mais informações, entre em contato comigo pelo telefone (11) 3254-6200 ou por e-mail: vera.borges@vbofficeware.com.br.

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões!

 

Clique e baixe o estudo completo da Forrester Research:

Forrester_TEI_IBM_Connections

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