Tendências de TI que tornam a comunicação da sua empresa mais eficiente

Tendências de TI que tornam a comunicação da sua empresa mais eficiente

É indiscutível que a intranet continua sendo a principal ferramenta de comunicação interna de uma empresa. Entretanto, como toda solução tecnológica, precisa ser constantemente atualizada e modernizada para atender às demandas que as pessoas e os processos exigem, para manter a competitividade da organização. Quais são as tendências de TI para comunicação interna?

Os próximos anos apresentarão ainda mais mudanças no comportamento dos usuários e nas pressões do mercado, levando a novas demandas e objetivos.

Quais são as funcionalidades que manterão a intranet mais eficiente e estratégica? Veja abaixo 10 tendências de funcionalidades e melhorias para enfrentar esses desafios:

  1. Integração modular de funcionalidades

A tecnologia atual tornou as intranets ainda mais dinâmicas. Por outro lado, as organizações e seus processos ficam cada vez mais complexos e detalhados, levando a uma necessidade de implantação de novos sistemas por etapas. É fundamental que uma nova plataforma de intranet tenha essa capacidade de integração de funcionalidades por módulos, para que possamos priorizar as novas aplicações de forma estratégica, de acordo com as necessidades corporativas, visando o melhor resultado para os processos de negócio, com o mínimo de impacto negativo no workflow dos processos.

  1. Funcionalidades sociais

Se você ainda não adotou o conceito de rede social corporativa ou pelo menos algum tipo de funcionalidade social, acredito que em breve irá fazê-lo. Todas as atuais plataformas de intranet têm suporte ao mesmo tipo de experiência.

A função de comunicação interna precisa estrategicamente definir se quer ser um ponto de apoio ao universo dos colaboradores e usar sua força em vantagem competitiva para a organização. Não estou restringindo aqui apenas à área de comunicação, mas à função comunicação, que envolve várias áreas e lideranças.

Nos últimos três anos, os grandes fornecedores da indústria de tecnologia da informação têm claramente apontado para o investimento em plataformas colaborativas integradas, ao invés de “plugar” funcionalidades sociais às suas plataformas tradicionais de intranet.  Fica evidente que estão migrando para soluções com experiências integradas nativas.

As ferramentas de colaboração via SaaS (Software as a Service) se disseminarão ainda mais e melhorarão a produtividade baseada na plataforma de intranet.

  1. Segurança melhorada

A crescente necessidade de uma melhor segurança de dados de negócios fica evidente, considerando os vários exemplos de violações que são divulgados. Intranets são um veículo natural para grandes quantidades de valiosa inteligência de negócios, bem como de dados pessoais, fazendo com que as preocupações com a segurança sejam mais vitais do que nunca.

  1. Acesso pela nuvem

No artigo “Entenda como uma solução na nuvem pode ser mais vantajosa para a comunicação interna da sua empresa” deste blog abordamos detalhadamente os aspectos pró e contra a migração para uma solução de intranet na nuvem. Convido você a ler mais aqui.

  1. Integração com a “Internet das Coisas”

A “Internet das Coisas” se refere a produtos e objetos que contêm alguma tecnologia embarcada como software e sensores, que permitem a conectividade com redes. O resultado é uma habilidade de trocar e coletar informação. “Coisas” como produtos empacotados enviados, eletrodomésticos, dispositivos eletrônicos e inclusive uma casa inteira podem agora estar conectados na Internet para monitoramento e para extrair suas melhores funcionalidades. Integrar a Internet das Coisas com a intranet corporativa é bastante útil para empresas com cadeias de suprimentos com ciclo curto.

  1. Melhores interfaces para os usuários

Um dos pontos fundamentais de uma intranet é oferecer um acesso amigável ao usuário, independentemente do dispositivo utilizado ou da situação. Com a chegada e a proliferação dos dispositivos móveis, a necessidade por interfaces mais elegantes e efetivas também aumentaram.

Parece ser uma recomendação ultrapassada, mas surpreendentemente muitas companhias ainda não conseguiram implantar uma experiência responsiva para sua intranet. É importante ressaltar que a tecnologia não é mais uma barreira significativa.

A área de comunicação deve auxiliar na definição de quais partes da intranet devem ser convertidas para acesso móvel. Será tudo? É preciso repensar qual a audiência deve ser atendida e quais são os casos em que a intranet deve ser amigável a dispositivos móveis.

  1. Mecanismo de busca avançado

Funcionalidades dinâmicas e efetivas de busca são fundamentais para a eficiência e a precisão nas redes e sistemas corporativos. Buscas lentas ou imprecisas podem representar muitas horas de produtividade jogadas fora ao longo de um ano, assim como outros tipos de perdas.

  1. E-mail inteligente

As soluções tradicionais de e-mail estão chegando a um nível crítico de esgotamento. Todos nós gastamos um tempo precioso e improdutivo com conteúdos não relevantes, endereçamentos equivocados e spams.

O pulo do gato aqui é mudar o foco das mensagens para as pessoas. Com isso, o fluxo de trabalho se torna mais amigável e eficiente, especialmente com a integração da ferramenta de e-mail a diversas outras funcionalidades que hoje existem de maneira pulverizada nos sistemas de informação das empresas.

É preciso que o sistema de mensagens seja baseado em um desenho inovador, centralizado no usuário e que inclua recursos de social analytics e procura avançada. Os usuários desejam localizar e focar rapidamente em conteúdos importantes, possibilitando a construção de relacionamentos de trabalho mais fortes, otimizando dessa forma os resultados de negócios.

  1. Vídeos e transmissões ao vivo na intranet

A produção, hospedagem e a transmissão de vídeos estão cada vez mais facilitadas no ambiente corporativo e despertando um interesse crescente.

Agora é possível hospedar e transmitir com segurança grandes eventos internos para uma audiência interna. Os vídeos podem ser gravados ao vivo durante a transmissão e receber feedback em tempo real. O papel do comunicador será tanto o de gestor e organizador do evento, quanto o de gestor da comunidade de interação formada durante a transmissão. Os vídeos gravados poderão ser disponibilizados para visualização e interação posterior.

Conclusão

As intranets têm apresentado grandes benefícios para as empresas nos últimos anos, e os ganhos e melhorias com as tecnologias recentes devem melhorar ainda mais essas vantagens. A intranet moderna incorpora melhorias de produtividade e benefícios sociais para os trabalhadores, trazendo aumento de lucros para a empresa e aumento da satisfação dos funcionários.

Cada uma das tendências discutidas aqui pode ser incorporada por fases ou etapas e certamente trarão efeitos positivos na produtividade, na satisfação dos colaboradores e nos resultados gerais do negócio.

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

 

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