Redes sociais corporativas x Facebook

Redes sociais corporativas x Facebook

Por que usar uma Rede Social Corporativa para a colaboração entre os funcionários ao invés do Facebook?

No texto “Funcionalidades de uma rede social corporativa”, que está neste blog, descrevi as funcionalidades mais importantes que uma rede social corporativa deve apresentar aos seus usuários. Recomendo a leitura.

Neste artigo, pretendo apresentar exemplos das grandes vantagens em basear os seus processos de comunicação e colaboração em plataformas de redes sociais corporativas e não em redes sociais públicas, como o Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e WhatsApp.

O que mais escuto por aí é que uma rede social corporativa é um Facebook usado na empresa e quando apresento as funcionalidades de uma rede social corporativa, invariavelmente as pessoas perguntam:

Por que adquirir uma nova solução se eu já tenho uma Fanpage no Facebook de graça?

Vou tentar esclarecer a confusão: tanto uma rede social corporativa quanto uma rede social pública se utilizam das mídias sociais, que são as ferramentas (funcionalidades) de comunicação entre seus participantes. Exemplos: blogs, chats, mensagens instantâneas, biblioteca de arquivos, etc.

A grande diferença reside em como estão sendo usadas as mídias sociais, qual o controle que a empresa tem sobre elas e quais os benefícios diretos e indiretos que a organização obtém com cada uma. Para o negócio, os fatores mais importantes são os resultados corporativos que são alavancados.

Veja a tabela logo abaixo, para avaliar mais detalhadamente os benefícios de que falei.

 

A pressão por mudanças

Qual é a forma de comunicação preferida quando alguém precisa enviar uma mensagem para um colega de trabalho? Manda um e-mail, pega no telefone ou talvez envie uma mensagem de texto pela intranet? Tudo mudou muito, desde o tempo em que se usava memorandos impressos, distribuídos e armazenados fisicamente em várias cópias.

De acordo com um estudo recente, realizado por Peter W. Cardon na Universidade do Sul da Califórnia e Bryan Marshall do Georgia College, as diferenças de idade aumentam gradualmente as divergências entre como os colaboradores se conectam e se correspondem. Essas diferenças apresentam um desafio à organização que procura melhorar o avanço em seus métodos de comunicação, enquanto extrai valor das atividades de compartilhamento da informação de colaboradores de todas as faixas etárias e diferentes níveis de proficiência técnica.

Os autores do estudo ressaltaram que o e-mail ainda reina supremo no ambiente de trabalho, mas as mídias sociais deverão tomar o controle em breve. Com isso, as empresas precisam pensar como integrar produtivamente as novas plataformas tecnológicas, doutrinando os trabalhadores mais antigos sobre novas maneiras de comunicação e estabelecer procedimentos para a interação de todos.

 

Uma armadilha que deve ser evitada é o uso corporativo exclusivo ou preponderante de mídias sociais públicas.

Não há dúvida que o uso das redes sociais públicas (Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e outras) já está incorporado nas atividades diárias da vida das pessoas de todas as idades.

Para as empresas, o desafio vem aqui: no ambiente de trabalho os colaboradores esperam que as empresas ofereçam facilidades de interação e comunicação iguais ou melhores.

As modernas plataformas de redes sociais corporativas, também chamadas de redes sociais internas, redes sociais empresariais e outros sinônimos, apresentam funcionalidades semelhantes, eficientes, intuitivas e práticas, além de muitas outras vantagens para a organização, em comparação com o uso de plataformas sociais públicas.

Veja no quadro abaixo as principais diferenças, do ponto de vista da empresa:

Comparativo entre algumas redes sociais públicas e redes sociais corporativas

 

Facebook

LinkedIn

Twitter

YouTube

WhatsApp

Rede
Social Corporativa

 

1. Promove a colaboração entre os takeholders corporativos (sócios, dirigentes, gestores, colaboradores,
fornecedores, parceiros e clientes?

 

 Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

 

2. Permite compartilhar experiências e discutir tópicos de interesse mútuo?

 

Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

 

3. Promove a inovação de processos, produtos e serviços?

 

 

 

 

 

Check-mark

Check-mark

4. Preserva os ativos intelectuais corporativos?

 

 

 

 

 

Check-mark

 

5. Têm segurança (controle de acesso, backup, criptografia, etc.) quanto ao compartilhamento de dados e informações?

 

 

 

 

 

 

Check-mark

 

6. As informações têm qualidade e são pertinentes ao negócio da sua empresa?

 

 

Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

Check-mark

 

7. A rede apresenta métricas e indicadores de desempenho de todos
os usuários?

 

 

 

 

 

 

Check-mark

 

8. É possível auditar as atividades dos membros da rede?

 

 

 

 

 

 

Check-mark

 

9. Apresenta as principais funcionalidades integradas de comunicação?

 

 

 

 

 

 

Check-mark

 

10. Facilita a integração de novos colaboradores?

 

 

 

 

Check-mark

Check-mark

Check-mark

 

11. Integra-se com os demais sistemas corporativos (CRM, bases de dados, etc.)?

 

 

 

 

 

 

 

Check-mark 


12. Consegue
encontrar um especialista no momento em que precisa, dentro da organização?

 

 

 

 

 

Check-mark

 

13. Fornece aos membros recursos de gerenciamento de documentos?

 

 

 

 

 

Check-mark

 

Cada ferramenta tem um propósito

É importante reconhecer que as redes sociais públicas, se utilizadas de forma estratégica e integrada, podem desempenhar um importante papel na divulgação de seus produtos e serviços com o seu público em geral. Já a rede social corporativa existe para promover a colaboração e a inovação no âmbito da organização, prioritariamente junto a seus colaboradores, podendo ser estendido a todos os indivíduos de seu ecossistema (clientes, fornecedores e parceiros).

Espero ter esclarecido as diferenças e mostrado as vantagens de implantar uma rede social corporativa na sua empresa.

Para alcançar os resultados desejados é sempre recomendado procurar uma consultoria experiente, para desenvolver um planejamento adequado para sua rede social corporativa, que oriente tanto as decisões referentes às soluções técnicas e a melhor arquitetura da informação, quanto aos fluxos formais e informais de informação, a estrutura das comunidades de interesse, a governança, a adoção e o engajamento, visando atender as necessidades corporativas, com o melhor retorno sobre o investimento.

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades em e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

Baixe o EBook grátis e continue acompanhando a série de vídeos:

Redes Sociais Corporativas

2 Comentários


    • Renato Pereira da Costa Filho
      Reply Cancel Reply
    • setembro 27, 2016

    Bom dia ! O resumo apresentado no quadro é extremamente claro e objetivo para resolver pontualmente as dúvidas e eventuais confusões interpretativas geradas entre as redes sociais públicas (principalmente o Facebook) e as redes sociais corporativas.

      • André Melo
        Reply Cancel Reply
      • setembro 28, 2016

      Obrigado pelos comentários Renato!

Responder

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios*

Você pode utilizar tags e atributos HTML.

*